Gaudium news > Setor Juventude de Campo Mourão (PR) prepara-se para a JMJ 2013

Setor Juventude de Campo Mourão (PR) prepara-se para a JMJ 2013

Campo Mourão (Quarta-Feira, 01-02-2012, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Sul 2, que abrange o estado do Paraná, fez no último domingo, 29, o lançamento do projeto “Rio que cresce em nós”, que visa uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio de Janeiro 2013. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu Simões Mendes, na cidade paranaense de Campo Mourão.

028-setor-juventude-mario-spak-2b.jpg
Lançamento do projeto contou com a presença de líderes jovens paranaenses/ Foto: Blog do Setor Diocesano da Juventude

Organizado pelo Setor Diocesano de Juventude, o lançamento do projeto contou com a presença de líderes jovens das comunidades paroquiais e de coordenadores diocesanos da Pastoral da Juventude, do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), da Juventude de Ação Mariana, da Juventude de Schoenstatt, do Cursilho e da Juventude Marial Vicentina.

Durante o encontro, o secretário executivo da CNBB Regional Sul 2, Padre Mário Spaki, apresentou aos jovens o projeto de preparação à JMJ 2013, encorajando-os a assumirem com entusiasmo as propostas de ação. No início da sua reflexão, Padre Mário, fez questão de elogiar o trabalho e a organização setorial das juventudes na Diocese de Campo Mourão, ressaltando a importância da realização no Brasil da JMJ e das implicações positivas que a visita do Papa Bento XVI trará a cada comunidade.

O secretário destacou ainda que o projeto não é uma simples campanha, e tampouco se restringe a apenas uma pastoral. Trata-se, sim, de um trabalho que deverá ser abraçado por todas as expressões de evangelização juvenil.

O evento serviu também de oportunidade para a divulgação do calendário de atividades para 2012, que foi apresentado pelo coordenador do Setor Juventude, Fábio Sexugi. Ele conclamou as pastorais e movimentos a intensificarem sua participação e presença nas comunidades.

De acordo com o Setor Diocesano de Juventude, a Diocese de Campo Mourão foi a primeira a conhecer o projeto, que será divulgado e trabalhado em todo o estado do Paraná, utilizando também o grande alcance das redes sociais. Haverá ainda uma arrecadação de recursos, que serão destinados exclusivamente para as despesas com a Pré-Jornada em dioceses do Paraná, sendo que uma parte do valor arrecadado ficará nas dioceses para subsidiar a evangelização dos jovens.

Jornada Mundial da Juventude
Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.

As cidades que sediam uma Jornada ganham, de verdade, um colorido diferente. São centenas de nacionalidades misturadas e integradas. Coisas que são consideradas empecilhos em outras situações como o desconhecimento da língua e a diversidade cultural tornam-se atrativos em uma JMJ. Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. (FB)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas