Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre ganha prêmio em reconhecimento as suas ações desenvolvidas em prol da cultura

Arquidiocese de Porto Alegre ganha prêmio em reconhecimento as suas ações desenvolvidas em prol da cultura

Porto Alegre (Terça-Feira, 24-01-2012, Gaudium Press) Desde sempre a Igreja Católica se preocupou em promover e proteger as manifestações culturais, artísticas e humanitárias, e recentemente a Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, recebeu uma importante premiação que reconhece as ações desenvolvidas em prol da valorização da cultura na Capital gaúcha.

premio joaquim felizardo.jpg
Da esq pra a dir.: Cônego Luiz Vunibaldo Melo; Padre Luis Inácio Ledur; e Monsenhor Tarcísio Pedro Scherer

Na terça-feira, 17, foi realizada a entrega do VI Prêmio Joaquim Felizardo, que homenageia intelectuais, iniciativas, mídias e instituições de destacada contribuição para a cultura da cidade, e a Arquidiocese de Porto Alegre foi uma das instituições premiadas na categoria “Memória Cultural”.

A Arquidiocese foi agraciada com a premiação após o Conselho do Prêmio Joaquim Felizardo avaliar e reconhecer as ações de restauro realizadas na Cúria Metropolitana e de templo históricos, como as Igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora das Dores. As autoridades eclesiásticas que receberam o prêmio foram o Cônego Luiz Vunibaldo, o Padre Luís Inácio Ledur e o Monsenhor Tarcísio Pedro Scherer.

Prêmio Joaquim Felizardo
Criado em 2007 pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o Prêmio homenageia diversas áreas. São agraciados artistas, intelectuais, iniciativas, mídia e mecenas que contribuíram com a cultura da cidade. Trata-se de um prêmio dedicado a carreiras e obras, e não à produção em um determinado período, como é o caso, por exemplo, dos prêmios Açorianos de teatro, dança, música, literatura e artes plásticas.

Ao escolher o nome do professor Joaquim Felizardo para designar o prêmio, o secretário Sergius Gonzaga disse que a SMC quis reconhecer não apenas sua ação pedagógica e cultural na cidade, mas acima de tudo os valores humanistas que nortearam a sua existência. “Cabe sublinhar os princípios da amizade, da solidariedade e de um extraordinário humor que o professor derramava cotidianamente. São valores inesquecíveis para quem conviveu com o emérito mestre, fundador dessa secretaria que tem sido tão significativa para Porto Alegre”

Os premiados são escolhidos por um conselho, formado pelos coordenadores de áreas da SMC (música, teatro, artes plásticas, etc.), mais o próprio secretário. O Conselho do Prêmio Joaquim Felizardo reúne-se três vezes durante o ano, sendo que no primeiro encontro é debatida uma lista de três personalidades para cada área, no segundo são votados dois nomes e no último encontro é decidido por consenso cada homenageado.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas