Gaudium news > Cristãos são proibidos de celebrar o Natal na Indonésia

Cristãos são proibidos de celebrar o Natal na Indonésia

Bogor (Quinta-feia, 22-12-2011, Gaudium Press) Devido a uma triste aliança entre as autoridades civis e os grupos extremistas islâmicos, os católicos da Igreja de São João Batista de Parung, sul de Jacarta (Diocese de Bogor), não poderão celebrar a Missa de Natal, informa a Agencia Fides.

Extremistas islâmicos estão há alguns dias em torno dessa Igreja, promovendo arruaças. Uma faixa aberta próxima da templo católico traz os dizeres: “Nós, povo muçulmano de Parung, defendemos e colocaremos em prática o decreto do Regente n. 453.2/556, que ordena a interdição das atividades religiosas da igreja católica de São João Batista”.

Fontes católicas locais confirmam que a “Regency de Bogor” (unidade administrativa) emitiu uma ordem que “proíbe aos cristãos as atividades religiosas públicas” o que, na prática, impede que os cristãos celebrem o Natal, alegando “razões de segurança”.

“É uma história que se repete e que aconteceu também no ano passado, quando tivemos que celebrar o Natal em um estacionamento” – afirma um paroquiano da igreja de São João Bastista, de Parung. Os fiéis católicos estão assustados e temem violências contra quem se aproximarem da Igreja.

Segundo o Padre Emanuel Harjito, Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na Indonésia, “há agitação na área de Java ocidental por causa da presença dos homens do Islamic Defenders Front (FPI). Em 2011 houve muitos episódios de violência. As comunidades cristãs na área têm o direito ao culto negado, porém, praticar a própria fé é fortemente limitado ou proibido. Os grupos extremistas são pequenos, mas fortes, e lutam por uma nação exclusivamente islâmica, com a imposição da xariá (lei islâmica). (…) As autoridades têm a obrigação de detê-los, mas isto não acontece”. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas