Gaudium news > CNBB abre inscrições para os Prêmios de Comunicação 2011 e 2012

CNBB abre inscrições para os Prêmios de Comunicação 2011 e 2012

Brasília (Segunda-Feira, 12-12-2011, Gaudium Press) A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) comunica a todos que estão abertas até o dia 17 de março de 2012 as inscrições para os “Prêmios de Comunicação da CNBB”, onde serão escolhidos os melhores trabalhos publicados entre 2011 e 2012, cujos objetivos coincidam com os valores cristãos e éticos. A entrega de prêmios será realizada durante a 50ª Assembleia Anual dos Bispos, no dia 20 de abril, em Aparecida, São Paulo.

Criado a partir de 1967, o prêmio de comunicação tem como meta o reconhecimento e a valorização dos melhores trabalhos que dignifiquem o ser humano como protagonista da história, ressaltando os valores humanos ou denunciando as suas violações. A iniciativa premia os profissionais da área jornalística do rádio com o prêmio Microfone de Prata, da área de televisão com o prêmio Clara de Assis, da área da imprensa com o prêmio Dom Helder Câmara e da área do cinema com o prêmio Margarida de Prata.

O prêmio Microfone de Prata, criado em 1989 pela União de Radiodifusão Católica, com o objetivo de premiar os programas de evangelização no rádio, na categoria religiosa e jornalística. Até 1995 apenas uma rádio ganhava a premiação, a partir de 1996 as três melhores eram premiadas, e em 2005 se introduziu a categoria entretenimento.

De acordo com a CNBB, desde a sua criação, o prêmio tem sido um importante ponto de referência para as emissoras, na medida em que tem selecionado, ao longo dos anos de sua realização, as melhores produções radiofônicas de caráter evangelizador. O prêmio desta categoria também é aberto a programas de produção independente e para emissoras comunitárias, desde que se enquadrem no regulamento.

Foto dos prêmios.jpg
A iniciativa premia os profissionais do rádio, da televisão, de imprensa e de
cinema

Já o prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa foi instituído pela Assessoria de Imprensa da CNBB em 2002, por ocasião dos seus 50 anos de fundação. Tem por objetivo premiar profissionais e trabalhos jornalísticos voltados para a promoção do bem comum, a construção de valores humanos, cristãos e éticos.

A assessoria da entidade destaca que o nome para o prêmio é mais que justo, pois dom Hélder Câmara foi uma personalidade que contribuiu para a construção de uma comunicação em estreita aliança com a libertação do homem e a elevação dos valores que dão fundamento a uma sociedade justa e igualitária.

O prêmio para a área de televisão, chamado Clara de Assis, foi instituído pela CNBB em 2005, com o objetivo de premiar produções televisivas nacionais, que tem franco compromisso com os valores humanos, cristãos e éticos. A iniciativa preenche lacunas na comunicação audiovisual brasileira, uma vez que põe em destaque, como exemplos modelares, profissionais e produções que contribuem decisivamente na construção de uma comunicação solidária, a serviço do bem comum, incidindo dessa maneira nas transformações de que a sociedade necessita.

Por fim, o prêmio Margarida de Prata foi criado pela extinta Central Católica de Cinema (CNN) da CNBB, em 1967. É, portanto, o primeiro Prêmio destinado a reconhecer a importância dos profissionais e seus trabalhos no âmbito da comunicação. Embora instituída pela CNBB, o prêmio ficou sob a gerência do Festival de Brasília até 1973, data em que passa a ser de domínio da CNBB. Nos mais de 41 anos de sua instituição, o Prêmio Margarida de Prata se afirmou junto à classe cinematográfica brasileira como um dos mais importantes do país.

Como são os troféus
O troféu Microfone de Prata para o Rádio, como o próprio nome já diz, é simbolizado por um microfone, instrumento vital para a atividade radiofônica.

O troféu Dom Hélder Câmara de Imprensa traz a escultura de um cajado, símbolo do Pastor. A Igreja tomou este símbolo para significar a missão do bispo, pastor do povo de Deus. Sua missão é cuidar e anunciar a todos a vida trazida por Jesus Cristo.

O troféu Clara de Assis para a Televisão traz a imagem de Santa Clara com a imagem da Eucaristia exposta no Cibório, colocada na altura do coração. Sintetiza a coragem de Santa Clara quando do enfrentamento do povo sarraceno na invasão de Assis, na Itália, sua cidade (foi com o cálice de hóstias consagradas que ela corajosamente impediu o levante).

O troféu Margarida de Prata para o Cinema foi uma criação original do artista plástico e joalheiro Márcio Mattar que atendeu a um pedido da Central Católica de Cinema, simbolizado por uma margarida, uma flor de rara beleza e com inúmeros significados simbólicos. Além de sugerir uma aproximação com outro troféu de um dos principais festivais de cinema, a Palma de Ouro de Cannes.

Cada um dos prêmios tem regulamento próprio sobre os critérios de participação e esses documentos juntamente com as fichas de inscrição estão disponíveis no site da CNBB (www.cnbb.org.br).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas