Gaudium news > Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé participa do Simpósio Nacional “o Dom do Celibato”

Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé participa do Simpósio Nacional “o Dom do Celibato”

Belo Horizonte (Quarta feira, 23-11-2011, Gaudium Press) O Cardeal William Joseph Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé do Vaticano, participa na capital mineira do Simpósio Nacional “O Dom do Celibato”. O Simpósio está sendo realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e termina nessa quarta-feira, 23.

Em conversa com jornalistas, o cardeal tratou de vários pontos que mostram a importância do celibato para o ministério sacerdotal.
Para o Cardeal Levada, o celibato é muitas vezes questionado por não ser uma condição natural. Respondendo esse questionamento, ele Citou o Livro do Gênesis e lembrou que Deus criou o homem e a mulher para que vivessem juntos e se completassem. Recordou, porém o exemplo do próprio Nosso Senhor Jesus Cristo que dedicou sua vida à humanidade.

IMG_1581.JPG
Cardeal William Joseph Levada (à esquerda) ao lado de Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Completando seu pensamento, o cardeal afirmou que o sacerdote, ao viver o celibato, trilha “um caminho que permite maior dedicação ao ministério”. “Jesus não se dedicou a uma família específica”, disse o cardeal, para logo enfatizar que “o celibato é um verdadeiro dom de Deus”.
O celibato como “testemunho de dedicação ao povo e à Igreja, é um caminho para o sacerdote seguir o exemplo de Jesus”, definiu o Cardeal Levada durante o encontro com a imprensa.

O prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé tratou dos desafios que são colocados pela sociedade atual. Para o cardeal, não só a Igreja, mas também todos os segmentos do mundo contemporâneo -fortemente marcado pela presença da internet– devem se preocupar com a manutenção de “valores inegociáveis”.

Participação de Dom Walmor
O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou também do encontro coletivo com jornalistas. Ele mostrou ter opinião coincidente com a do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, lembrando que o papa Bento XVI já havia apontado as redes sociais como um importante caminho para a evangelização, sobretudo dos mais jovens. Mas que, ao mesmo tempo, o papa demonstrou preocupação com “as responsabilidades éticas na cultura digital”.

Dom Walmor salientou que é um compromisso da Igreja trabalhar para levar “a força dos valores, o caminho da fé e o compromisso humanístico” também para o ambiente on-line.

O nuncio participa e faz balanço do evento
No encontro de participantes do “Simpósio Nacional” com a Imprensa estava presente também o núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.

Dom Lorenzo, que no Simpósio discorreu sobre o celibato na vida sacerdotal, fez um balanço parcial do evento. Na oportunidade, Dom Lorenzo Baldisseri citou palestras realizadas no encontro para lembrar que nos primeiros séculos depois de Cristo muitos sacerdotes já viviam o celibato.
O núncio elogiou a apresentação do prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal William Joseph Levada. Segundo suas próprias palavras, foi “uma ampla apresentação teológica, cristológica, eclesiológica e escatológica” da vivência do celibato.

Para Dom Lorenzo Baldisseri, viver o celibato na atualidade é um grande desafio, “pois a cultura atual não segue a direção de se preservar este dom”. O núncio disse que a vida em castidade é “total entrega a Deus” e ensinou um importante caminho para fortalecer o celibato: “O padre deve ser um homem de oração, capaz de unir-se a Deus”.

Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas