Gaudium news > Diocese de Caxias do Sul apresenta subsídio para ajudar na evangelização da juventude

Diocese de Caxias do Sul apresenta subsídio para ajudar na evangelização da juventude

Caxias do Sul (Segunda-Feira, 07-11-2011, Gaudium Press) A Diocese de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, apresentou recentemente um roteiro de encontros para grupos de jovens iniciantes e grupos de jovens pós-crisma, intitulado “Enraizados na fé em Jesus Cristo, construindo a civilização do amor”.

Conforme a assessoria de comunicação da Diocese gaúcha, o subsídio quer ajudar a promover a evangelização da juventude, acolhendo a diversidade das pastorais, dos grupos, movimentos e serviços da Igreja, além de tentar engajar a todos, na pluralidade, na vida comunitária e na construção do Reino de Deus.

Iniciativa da coordenação diocesana de pastoral e da Pastoral da Juventude da região, o material tem como objetivos específicos acolher os jovens no coração da comunidade, vivenciar a fé enraizada na pessoa e no evangelho de Jesus Cristo, fortalecer a formação integral, e despertar a participação, a articulação, e a organização dos grupos de jovens a partir da realidade cultural e eclesial.

Através do roteiro, a coordenação de pastoral quer também facilitar a organização de grupos de jovens ou redes de jovens nas paróquias e comunidades da diocese. Em um tempo de fechamento, individualismo e da busca do triunfo pessoal, este subsídio, segundo seus elaboradores, quer ajudar os jovens a valorizarem o encontro, o afeto, o engajamento a partir dos grupos de base, em nome da fé apaixonada por Jesus Cristo.

Além do roteiro elaborado, a coordenação salienta que é preciso descobrir outros espaços para a criatividade, pois a juventude não gosta de rotina. É importante possibilitar experiências diferentes, como participar das santas missões populares, a missão jovem; realizar gincanas, mutirões ecológicos, campanhas solidárias, festivais, teatros, passeios, entre outros.

A disposição de quem se propõe a trabalhar com jovens deve ser esta: “Não me pergunte pela colheita, pois estarei sempre semeando”, destacou a coordenação de pastoral.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas