Gaudium news > Santo Padre preside missa e procissão de "Corpus Christi"

Santo Padre preside missa e procissão de "Corpus Christi"

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 22-06-2011, Gaudium Press) Pela primeira vez, nesta quinta-feira, o Papa Bento XVI celebrará a missa de “Corpus Christi” dentro, e não fora, da Basílica de São João Latrão, como ocorrido nos anos anteriores. A procissão eucarística, por sua vez, fará o tradicional percurso da Via Merulana até a Basílica de Santa Maria Maior. As informações são do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Basilica_S_Joao_Latrao.jpg
Basílica de São João Latrão vista por dentro

No ano passado, por causa do mau tempo, a celebração da Santa Missa presidida pelo Santo Padre foi deslocada para o interior da Basílica de São João de Latrão e não foi possível realizar a solene tradicional procissão eucarística. Amanhã, o Papa Bento XVI preside a missa na Basílica e em seguida, de carro, segue a procissão eucarística. Na Basíliva de Santa Maria Maior, o Papa dará a benção eucarística.

Amanhã, a procissão da Basílica de São João de Latrão seguirá a seguinte ordem: Cavaleiros do Santo Sepulcro, Irmandades e Sodalícios, associações eucarísticas, religiosas, crianças da primeira comunhão, seminaristas, religiosos, sacerdotes, párocos, capelães e prelados de Sua Santidade, bispos e arcebispos, cardeais. Todos os fiéis das paróquias e os que pertencem a associações e movimentos eclesiais seguirão o Santíssimo Sacramento.

As pessoas que moram ao longo do percurso da procissão foram convidadas a colocar tecidos e velas nas janelas ou nas portas no momento em que passar a celebração do Santíssimo Sacramento.

Tradição

A festa do “Corpus Christi” ( a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo) nasceu na Itália e é ligada ao milagre de 1263 quando um sacerdote cheio de dúvidas, Pietro de Praga celebrava a missa na Igreja de Santa Cristina em Bolsena. O padre descrente tinha dúvidas sobre a real presença de Cristo na Eucaristia, e durante a celebração viu sair sangue da hóstia consagrada, que molhou o linho litúrgico logo levado para Orvieto onde morava o Papa Urbano IV. O precioso linho é conservado até hoje na Catedral de Orvieto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas