Gaudium news > Papa reflete a importância do Evangelho para os cristãos em discurso pelo Regina Coeli

Papa reflete a importância do Evangelho para os cristãos em discurso pelo Regina Coeli

2011-05-29T111821Z_405636055_GM1E75T1HTP01_RTRMADP_3_POPE.JPG
Bento XVI meditou sobre a
importância da Palavra de Deus para a vida dos cristãos

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 30-05-2011, Gaudium Press) Como em todos os domingos, o Santo Padre apareceu ao meio-dia de ontem na janela de seu escritório particular no Palácio Apostólico para recitar junto às pessoas presentes na Praça São Pedro o Regina Coeli – oração mariana que durante o período pascal substitui o Ângelus.

Ontem, em seu discurso após a oração, Bento XVI meditou sobre as leituras do dia mas, mais do que isso, sobre a importância da Palavra de Deus para a vida dos cristãos. O tema seria novamente abordado pelo pontífice nesta segunda, quando falou a bispos indianos sobre a necessidade de proclamarem o Evangelho, segundo ele uma mais prementes tarefas dos prelados.

“Onde chega o Evangelho, floresce a vida; como um terreno árido que, irrigado pela chuva, logo refloresce”, disse Bento XVI à massa de fiéis conglomerada na Praça.

Devido ao grande calor que devagar está chegando à Roma anunciando o verão, havia menos fiéis e turistas na Praça de São Pedro neste domingo. Em sua fala, o Papa se concentrou sobre a frase dos Atos dos Apóstolos: “E houve grande alegria naquela cidade”, para ressaltar que o Evangelho “nos comunica um sentido de esperança”.

A plenitude e a beleza da vida humana se manifestam nos exemplos dos numerosos santos e beatos que a Igreja Católica demonstra ao mundo, disse. Assim, o Papa recordou três figuras emblemáticas de evangelizadores: uma mais longe na história, a de São Carlos Borromeu, e dois contemporâneos, a beata Madre Teresa de Calcutá e o novo beato João Paulo II. Sublinhando que “enquanto os potentes deste mundo procuravam conquistar novos territórios por interesses políticos e econômicos”, Bento XVI afirmou que a missão da Igreja é a “evangelização”, porque somente Cristo “pode dar a liberdade e a vida eterna”.

Um dia antes da primeira plenária do novo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o Papa falou sobre seu predecessor João Paulo II, Papa viajante que foi “um grande missionário” e “lançou novamente a missão “ad gentes” e, ao mesmo tempo, promoveu a nova evangelização”. As pessoas reagiram com aplauso.

O Santo Padre dirigiu as saudações aos fiéis em seis línguas. Não faltaram ainda saudações particulares, como aos participantes das celebrações do centenário do Pontifício Instituto de Música Sacra, ou às famílias com as crianças com hérnia diafragmática, por ocasião da Jornada Mundial do Alívio, assim como à Federação Italiana de Hockey, que organizou na Praça de São Pedro uma manifestação esportiva para promoção da atividade física.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas