Gaudium news > Artigo: Quem ajudará a Pedro?

Artigo: Quem ajudará a Pedro?

 

Numa época em que ainda não havia meios de obter água tão facilmente, um menino chamado Pedro fazia longo percurso até um poço, carregando sua jarra, a fim de prestar este serviço à sua mãe.

Certo dia, quando Pedro já havia chegado ao poço do qual retirava a água, distraidamente se desequilibrou e lá foi para fundo. Ainda bem que ele estava cheio de água, o que evitou a morte do rapaz. No entanto, como sairia daquela situação?

Por sorte estavam passando pelo local outros três jovens, cujos nomes eram respectivamente “Ninguém”, “Alguém” e “Todomundo”. Pedro desconhecia aqueles rapazes, mas logo pediu-lhes ajuda, dizendo: “Alguém pode me ajudar a sair do poço?”

5191_M_5b3c359d.jpg
 

Somente neste momento eles se deram conta do que estava acontecendo e Alguém respondeu: “Desculpe-me, mas não vai dar para te ajudar, pois estou carregando muitas coisas. De qualquer forma não se preocupe, pois Ninguém vai te ajudar a sair do poço”.

Pedro lhes diz consternado: “Por favor, não façam isso, não é todo  mundo que passa por aqui que vai querer me ajudar”. Ao ouvir estas palavras, Todomundo ficou indignado e respondeu: “Eu nunca vi gente tão ingrata. Só porque não conseguiu a ajuda de Alguém, agora não aceita o auxílio de Ninguém e ainda pensa que Todomundo é obrigado a te ajudar.”

O pobre Pedro, já quase sem forças para se manter flutuando na água, não entendia aquela conversa e redarguiu: “Então como é que vai ficar se ninguém quer me ajudar?”

Ninguém, que tinha um bom coração, lhe respondeu: “Não se preocupe rapaz, apesar de não ter conseguido a ajude de Alguém e Todomundo ficar bravo com você, pode deixar que Ninguém vai tirá-lo do poço”.

Pedro, entre lágrimas, respondeu cheio de fé e confiança: “Ainda que falte a caridade para todo o mundo, ainda que custe a alguém me ajudar e ninguém se interesse pela minha situação, eu vou confiar, pois sei que Deus nunca me abandonará”.

Os três amigos se enterneceram ao ouvir estas palavras e Alguém lhe respondeu: “Acalme-se! As coisas não são assim também. Está bem que Ninguém se ofereceu para lhe tirar do poço, mas você tem compreender que às vezes Alguém está carregando coisas que você nem sabe o que é e no momento não pode oferecer auxílio. E não pense mal só porque Todomundo fica bravo de vez em quando”.

Por fim, os amigos jogaram uma corda a Pedro e lhe tiraram daquela difícil situação. Depois de alguns minutos de conversa tudo se esclareceu e os jovens voltaram felizes para suas casas.

O que se passou na dramática história do menino Pedro, muitas vezes ocorre em nossas vidas. Quantas vezes ouvimos frases como essas: “Faça você também, porque hoje em dia ‘todo o mundo’ faz”. Ou ainda esta: “Você acha que ‘alguém’ se preocupa com o que vai te acontecer?”. E o que é pior: “Ponha de uma vez por todas em sua cabeça que ‘ninguém’ te quer”. Frases que se tornam como uma ferida para quem as ouve, pois estão cheias de insensatez.

O Divino Mestre no alto do monte, ensinando aos seus discípulos, lhes disse: “Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?” (Mt 6,26). Da mesma forma que Deus provê à sua criação tudo o que ela necessita, quanto mais não fará pelos seres humanos?

Ainda que não vejamos “ninguém” praticar a virtude ou “alguém” venha nos aconselhar a fazer algo moralmente mau e, sobretudo, quando percebemos que “todo o mundo” está fazendo o que não deve, isto não deve nos desanimar – pensando que somos tolos em fazer o bem – pois Deus conhece todas as coisas e nada Lhe escapa à vista. Será o momento de refletir profundamente nestas palavras do profeta Jeremias: “Eu, o Senhor, examino o coração e experimento os rins, retribuo a cada um conforme caminhou, conforme o fruto de suas ações” (Jr 17,10).

Foto: Mario Baveloni

Thiago de Oliveira Geraldo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas