Gaudium news > Município paranaense lança campanha para criação de biblioteca e museu de sua Igreja Matriz

Município paranaense lança campanha para criação de biblioteca e museu de sua Igreja Matriz

Altamira do Paraná (Quarta-Feira, 23-02-2011, Gaudium Press) A Pastoral da Comunicação do município de Altamira do Paraná, pertencente à diocese paranaense de Guarapuava, lançou uma campanha para coletar livros religiosos, fotos históricas e objetos antigos para a criação da biblioteca da catequese e museu da igreja matriz Nossa Senhora Aparecida. O trabalho de arrecadação será auxiliado pelas catequistas e missionários das Santas Missões Populares da região.

Conforme o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre Gilson José Dembinski, a biblioteca servirá como um espaço físico com inúmeros volumes de livros, clássicos e atuais, para estudo pessoal e encontros de formação. O local ainda contará com computadores disponíveis para os visitantes. “O objetivo principal de nossa biblioteca é a formação de catequistas e lideranças, além de contribuir na educação religiosa e cristã da comunidade, promovendo a cultura”, ressalta o sacerdote.

Já o museu da paróquia, completa Padre Dembinski, consistirá na coleta e exposição de instrumentos de trabalho, objetos e fotos que contam a história do povo da região. O museu, que funcionará paralelamente com a biblioteca, quer resgatar a memória de Altamira do Paraná, bem como a valorizar as lideranças que passaram pela comunidade e deixaram suas marcas. “Tanto a biblioteca como o museu surgem em resposta às Santas Missões Populares e pretendem destacar a formação dos fiéis e a memória da nossa gente”, afirma.

A partir do mês de março, a equipe da Pascom e alguns voluntários farão a coleta dos objetos, fotos e livros. Além disso, a paróquia irá trabalhar na aquisição de novos exemplares também. Os livros adquiridos e arrecadados devem abordar os seguintes conteúdos: teologia, catequese, moral católica, bioética, Bíblia, História da Igreja, ciência e religião, Maria, Dogmas, entre outros assuntos relacionados à religião. Também haverá livros voltados para o Ensino Religioso, conforme as diretrizes do MEC, política e ciências da religião. Quanto aos objetos para o museu serão arrecadados fotos antigas, imagens, instrumentos de trabalho e objetos em geral.

Para o sacerdote, uma iniciativa como essa representa, acima de tudo, uma preocupação da Igreja com a educação e significa um incentivo para a cultura e formação religiosa, atendendo as exigências de uma sociedade “que cada vez mais descobre a importância da educação na vida das pessoas e a necessidade de incentivo para tal”. Ele ainda destaca que o museu pode ser considerado como uma forma de a Igreja valorizar as tradições do povo e o legado das lideranças do passado, o que servirá de motivação para os líderes atuais.

A previsão de inauguração do museu e da biblioteca é para o mês de junho.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas