Gaudium news > 120 jovens de Barcelona caminharão a Madri pela Jornada Mundial da Juventude

120 jovens de Barcelona caminharão a Madri pela Jornada Mundial da Juventude

Barcelona (Quarta-feira, 09-02-2011, Gaudium Press) Com mochilas nos ombro e botas bem colocadas, um grupo de 120 jovens, provenientes de Barcelona, percorrerão a pé um trajeto de 600 quilômetros desde sua cidade até a capital espanhola, para participar da próxima Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em Madri em agosto.

A iniciativa, que “começou como uma brincadeira”, como explica o Padre Ferrán Lorda, sacerdote diocesano da Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus em Barcelona e líder do grupo de caminhantes, tem por objetivo três granes propósitos: “o primeiro é o crescimento pessoal destes jovens; o segundo, dar o testemunho de Cristo no mundo; e o terceiro, social, já que estamos arrecadando dinheiro para um projeto concreto, que é ajudar a construção de um colégio em Burkina Faso”, explica o sacerdote.

A ideia, como comenta Padre Lorda, também pretende envolver a família. Neste sentido, outro grupo de padres e crianças se unirá à caminhada nos arreadores de Madri para fazer a parte final com os jovens peregrino de Barcelona.

“Queremos levar a ideia de que a Jornada Mundial da Juventude toca à família inteira. Os pais sacrificam boa parte do seu tempo com seus filhos para deixar-lhes marchar para a JMJ; o irmão menor vê os irmãos maiores se prepararem e depois partirem para o evento… Nós queremos celebrar a família pelos esforços que fazem por nós”, acrescentou o sacerdote.

Alojamento pela Internet

Além desta iniciativa, uma outra está correndo, através da rede social Facebook. Trata-se do espaço “Encontre Alojamento para a JMJ 2011 em Madri”, que um grupo de jovens madrilenhos está promovendo para que outros jovens do mundo que ainda não organizaram a questão da estadia tenham onde ficar em Madri nos dias que dura o encontro mundial.

A proposta, que nasceu “para contribuir e ajudar o evento”, como comentou à Gaudium Press Álvaro Garrigam, um dos jovens promotores da iniciativa, busca, entre outras coisas, ser um espaço também para compartilhar com os milhares de jovens que participarão da JMJ. “Esperamos que milhares de pessoas coloquem seu grão de areia para ajudar gente de outros países. A campanha é de boca-a-boca, queremos que as pessoas façam parte”, declarou o jovem.

Desde ontem, quando foi lançada a iniciativa, o espaço começou a ter uma interessante repercussão. Um grupo de 30 jovens do Equador, por exemplo, já solicitou alojamento através da rede social.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas