Gaudium news > Fundação JPII para o Sahel completa 25, anos mas situação na região africana ainda é dramática

Fundação JPII para o Sahel completa 25, anos mas situação na região africana ainda é dramática

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 09-02-2011, Gaudium Press) Este ano a Fundação João Paulo II para o Sahel está comemorando o seu 25º aniversário. Para celebrar a data, os diretores da instituição estarão reunidos até o próximo dia 13 em Banul, na Gâmbia.

A Fundação é administrada por nove bispos da região do Sahel e representada legalmente pelo presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”, que atualmente é o arcebispo da Guiné Conarky, Cardeal Dom Robert Sarah.

A criação desta entidade nasceu logo após o retorno da primeira viagem que o Papa João Paulo II fez a África em 1986, quando viu de perto a situação de pobreza e miséria que muitas famílias vivem, provocadas principalmente pela seca e pela desertificação.

O Sahel é a região da África situada entre o deserto do Saara e as terras mais férteis localizadas ao sul do país. É um corredor que liga o oceano Atlântico ao Mar Vermelho com uma largura que varia entre 500 e 700 km.

Fazem parte do Sahel o Senegal, Mauritânia, Mali, Burquina-Fasso, Níger, norte da Nigéria, Chade, Sudão, Etiópia, Eritreia, DJibuti e Somália. A precipitação de chuvas nesta faixa de terra varia entre 150 e 500 mm por ano. Em um comparativo, somente no mês de janeiro choveu na cidade de São Paulo, 412,5 mm, segundo levamento do Centro de Gerenciamento de Emergências.

Segundo o site da fundação – www.fondationjeanpaul2.org – ainda nos dias atuais, toda a região convive com a fome, principalmente as crianças desnutridas que estão sendo atendidas em centros de reabilitação nutricional. A fundação afirma ainda que cerca de 10 milhões de pessoas estão sendo afetadas pela grave crise alimentar.

Porém existe um alerta que pode deixar a região ainda mais desprovida de alimentos. A seca e a desertificação terão o seu pico em julho. Se até lá as pessoas não conseguirem alimentos e sementes para próxima estação chuvosa, não haverá mais nenhum tipo de colheita. A próxima safra está prevista para o período entre outubro e dezembro.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas