Gaudium news > Arquidiocese do Rio de Janeiro promove Encontro de Vida Consagrada

Arquidiocese do Rio de Janeiro promove Encontro de Vida Consagrada

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 18-08-2010, Gaudium Press) Dando continuidade às celebrações pelo Mês Vocacional (agosto), a arquidiocese do Rio de Janeiro realizou neste último domingo, 15, o Encontro da Vida Consagrada. O evento, cujo tema foi “Ser consagrado hoje”, teve em sua programação pregações, missa e partilha em grupos e teatro. Membros de congregações religiosas, de sociedades de vidas apostólicas, de institutos seculares e novas comunidades prestigiaram as atividades realizadas no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Copacabana, .

Segundo a arquidiocese do Rio de Janeiro, o Encontro foi aberto com a Oração dos Laudes, seguida de pregação proferida pela presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, irmã Maria Helena Romeu. A religiosa versou sobre o tema “O papel da vida consagrada na Igreja hoje” e, fundamentando-se no Documento de Aparecida, afirmou que os consagrados são chamados a dar testemunho hoje da absoluta primazia de Deus e de seu Reino.

Dom orani J. Tempesta.jpg
 Dom Orani afirmou que o Encontro da Vida Consagrada é uma festa da unidade

Após o discurso feito pela irmã Maria Helena, tomou a palavra o bispo auxiliar do Rio Dom Antonio Augusto Dias Duarte. O prelado falou sobre a sexualidade humana e afirmou que ela é fundamentalmente um bem e um dom dado por Deus. “Deus, que é amor, nos criou como pessoa, dando-nos dimensão sexuada – o ser feminino e o ser masculino. Portanto, sexualidade é um modo de ser, de manifestar, de comunicar-se com o outro, de sentir, de expressar e de viver o amor humano”, explicou.

O Encontro contou também com uma Santa Missa presidida pelo arcebispo local, Dom Orani João Tempesta. Em sua homilia, o prelado falou da beleza da festa vocacional da vida consagrada que estava sendo realizada naquele momento e disse que se tratava de uma festa da unidade. “Unidade que vem da pluralidade, da diversidade, porque são diversos carismas, antigos e novos, colocados juntos para louvar a Deus, para se fortalecer em sua identidade, com os seus vários tipos de vida e de trabalhos, afirmou.

Alertando os consagrados para a importância da atuação de cada um na Igreja, Dom Orani falou que uma das grandes missões deles é mostrar ao mundo o valor da vida e da pessoa humana, quem é homem, quem é mulher, e serem testemunhas dos valores de Deus e do eterno no dia a dia.

O evento foi concluído com um discurso do monge beneditino Dom Roberto Lopes, que foi eleito na ocasião o novo animador da vida consagrada na arquidiocese do Rio. O prelado, que assumirá a função de Vigário Episcopal para as religiosas, os religiosos e as novas comunidades, ficou responsável por contar um pouco da história da vida consagrada.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas