Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre realiza Curso sobre Doutrina Social da Igreja

Arquidiocese de Porto Alegre realiza Curso sobre Doutrina Social da Igreja

Porto Alegre (Quarta-Feira, 18-08-2010, Gaudium Press) A Escola do Bem Comum, através da arquidiocese e do vicariato de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, deu início a um novo Curso sobre Doutrina Social da Igreja. Ele será realizado em dois módulos: o primeiro, de agosto a novembro de 2010, e o segundo, de março a junho de 2011. O projeto conta também com a parceria da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Faculdade de Teologia e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da região.

De acordo com a coordenadora da Escola do Bem Comum, a jornalista Liane Specke da Silva, as atividades da escola têm como objetivo dar formação política integral a todas as pessoas interessadas e empenhadas na construção do bem comum, oferecendo um espaço de discussão e enfrentamento dos desafios do nosso tempo, através de debates, simpósios, seminários, grupos de estudos e cursos especiais.

Neste curso em particular, ressaltou a coordenadora, a meta é proporcionar a reflexão, o debate e o aprofundamento sobre a Doutrina Social, a partir do Compêndio da Doutrina Social da Igreja. “Queremos preparar os cristãos, principalmente os leigos, para serem multiplicadores destas propostas, no âmbito de suas comunidades, visando ao desenvolvimento de uma consciência crítica, ao crescimento pessoal e a transformação em vista do bem comum”, afirmou.

O Curso sobre Doutrina Social da Igreja terá duração de 1 ano, com um encontro semanal, às quintas-feiras, das 19h às 22h, no Centro de Pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre. A primeira etapa começou no dia 12 de agosto e terminará no dia 18 de novembro e a segunda etapa será realizada do dia 10 de março até o dia 30 de junho de 2011.

Em relação ao conteúdo das aulas ministradas, a coordenadora destacou que o primeiro módulo abordará temas como ética; missão da Igreja e Doutrina Social; a dignidade da pessoa humana; relação Igreja e Estado; direitos humanos; a via da caridade; doutrina social e ação evangelizadora; entre outros. Já o segundo módulo versará sobre: a família, célula vital da sociedade; questões de bioética; o trabalho como chave da questão social; a proposta do solidarismo; a comunidade política; o cuidado com o meio ambiente; a promoção da paz e outros.

Por fim, a coordenadora mencionou que a atividade política é um dos grandes instrumentos para a construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária, equitativa, pluralista e democrática. Mas segundo ela, para que isso aconteça de fato é necessária a participação de todos os setores da comunidade, pela via das instituições especificamente políticas e pela via dos instrumentos sociais disponíveis.

“Por isso é fundamental que o maior número possível de pessoas participem dessa iniciativa, em especial os leigos cristãos, e assumam este compromisso como uma exigência do Evangelho”, concluiu.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas