Gaudium news > "A violência não é o caminho para resolver as dificuldades", diz o Papa no Ângelus

"A violência não é o caminho para resolver as dificuldades", diz o Papa no Ângelus

Cidade do Vaticano (domingo, 11-01-2010, Gaudium Press) Dois importantes eventos atraíram a atenção do Papa Bento XVI na recitação do Ângelus deste último domingo (10): a condição dos imigrantes no sul da Itália e a violência contra os cristãos coptas no Egito.

Da janela de seu escritório, diante de milhares de fiéis, o pontífice exclamou “um emigrante é um ser humano, diferente por proveniência, cultura e tradições, mas é uma pessoa que deve ser respeitada e com direitos e deveres, em particular na esfera do trabalho em que é mais fácil a tentação da exploração, mas, também, no âmbito das condições concretas de vida”.

Segundo o Santo Padre, também o homem na sua diversidade religiosa deve ser “respeitado” e a violência “nunca deve ser para, ninguém, o caminho para resolver as dificuldades e nem pode haver violência em nome de Deus”.

Bento XVI destacou, ainda, que este problema é, antes de tudo, humano e que não se pode honrar a Deus ofendendo a dignidade e a liberdade dos próprios semelhantes. “A violência não é caminho para resolver os problemas na sociedade e entre os fiéis” afirmou.

Antes da recitação da oração mariana, o Papa comentou ainda a respeito do Batismo do Senhor e da importância e significado de seu sacramento. “Com o Sacramento do Batismo, o ser humano se torna filho de Deus graças à vinda de Jesus Cristo ao mundo”, disse.

Segundo o pontífice, do Batismo provém também um modelo de sociedade: a de irmãos. “Reconhecemo-nos irmãos a partir da humilde, mas profunda consciência de ser filho do único Pai Celeste”, afirmou. Porém, sublinhou Bento XVI, “isto não se pode estabelecer mediante uma ideologia, muito menos por decreto de qualquer poder constituído”.

Os fiéis devem ser “fermento de uma nova humanidade, solidária e rica de paz e de esperança”, concluiu o pontífice.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas