Gaudium news > Papa Francisco recebe Putin no Vaticano

Papa Francisco recebe Putin no Vaticano

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 04-07-2019, Gaudium Press) Durou cerca de uma hora a Audiência do Papa Francisco ao presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, recebido hoje no Vaticano com uma comitiva.

Papa Francisco recebe Putin no Vaticano-foto voma corriere.it.jpg

A conversa privada teve lugar na Sala da Biblioteca, após a chegada do chefe do Kremlin, pouco depois das 14h00 (hora de Roma), ao Palácio Apostólico, precedido pelo Ministro do Exterior russo, Serghei Lavrov.

Em um comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé informou que durante as cordiais conversações, ambas as partes expressaram a sua satisfação pelo desenvolvimento das relações bilaterais, que foram ainda mais reforçadas com a assinatura hoje de um protocolo de entendimento relativo à colaboração entre o Hospital “Bambino Gesù” e os Hospitais Infantis da Federação Russa.

Foram também abordadas algumas questões importantes para a vida da Igreja Católica na Rússia.

O primeiro encontro Franciso-Putin

O primeiro encontro entre Francisco e o ex-chefe da KGB aconteceu em 25 de novembro de 2013, numa audiência privada em que eles dedicaram “uma atenção especial” à busca da paz no Médio Oriente e à “grave situação na Síria”.

Foi nessa ocasião que surgiu um apelo em favor da “via negocial” para a solução do conflito Sírio que ainda persiste.

Putin: seis encontros com Papas

Esta foi a sexta vez que Putin encontrou-se com um Papa e a terceira vez que que foi recebido por Francisco.

Até agora, o último desses encontros havia sido realizado em 10 de junho de 2015.

Nessa audiência privada de 2015 Francisco e Putin anunciaram que os principais assuntos tratados entre eles haviam sido os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio.

Naquela oportunidade divulgou-se também que Francisco havia dito:
“É necessário empenho num sincero e grande esforço para realizar a paz. Todas as partes devem comprometer-se em cumprir os acordos de Minsk”.

Foi ainda em 2015 que Putin ofereceu ao Papa um quadro da Basílica de São Salvador, explicando que esta igreja tinha sido destruída no período comunista tendo sido, mais tarde, reconstruída.

Outros Encotros, outros Papas

Em 2007, o agora Papa emérito Bento XVI recebeu Putin quando anunciou-se que na pauta da reunião haviam sido abordados “temas bilaterais de interesse comum, relações entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, e assuntos internacionais”.

João Paulo II recebeu Putin em Audiência privada em duas ocasiões:
Em junho do ano 2000 e em novembro de 2003. (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas