Gaudium news > Via-Sacra no Coliseu: meditações deste ano escritas pelo Papa Francisco

Via-Sacra no Coliseu: meditações deste ano escritas pelo Papa Francisco

O tema escolhido para nortear as meditações da Via-Sacra deste ano foi ‘Em oração com Jesus no caminho da Cruz’.

Papa Francisco redigira as meditacoes da Via Sacra no Coliseu

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (26/03/2024 16:56, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano informou que as meditações da Via Sacra do Coliseu deste ano serão redigidas pelo próprio Papa. Esta é a primeira vez que isso acontece no pontificado de Francisco. Nos últimos anos os textos das meditações foram preparados por Bispos, religiosos, famílias, jovens, estudantes, casais, missionários, migrantes e refugiados de guerra.

Tema da Via-Sacra do Coliseu 2024

Este ano, o tema escolhido para guiar as meditações que acompanharão as quatorze estações que recordam o percurso de Nosso Senhor Jesus Cristo até o Calvário foi ‘Em oração com Jesus no caminho da Cruz’. Este significativo momento de oração na noite da Sexta-feira Santa será “um ato de meditação e espiritualidade, com Jesus no centro. É Ele quem faz o caminho da Cruz e nós o percorremos com Ele. Tudo está muito centrado no que Jesus vive naquele momento e é claro que se amplia o tema do sofrimento…”.

Via-Sacra estará relacionada ao Ano da Oração

A proposta é que as meditações deste ano tenham menos referências diretas aos acontecimentos atuais, diferentemente dos anos anteriores. Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, embora “nessa Via-Sacra, as menções sejam mais amplas, por se tratar de uma oração, as referências continuam presentes… A oração não abrange uma categoria de pessoas, mas uma situação”. Esta opção está relacionada ao Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco em preparação ao Jubileu.

Presença do Papa Francisco é confirmada

O Vaticano confirmou ainda a presença do Santo Padre na Via-Sacra do Coliseu, que ocorrerá na noite da próxima sexta-feira, 29 de março, apesar do estado de saúde de Francisco e a queda nas temperaturas de Roma. “No momento, não há mudanças no que já foi planejado”, diz comunicado da Santa Sé. Os portadores da cruz ao longo das antigas ruas ao redor do Coliseu e outros detalhes desta Via-Sacra serão divulgados na própria Sexta-feira Santa. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas