Gaudium news > Semana Santa: breve explicação

Semana Santa: breve explicação

O que os cristãos devem esperar desta semana que precede o Tríduo Pascal?

Foto: Arautos do Evangelho/ Cotia

Foto: Arautos do Evangelho/ Cotia

Redação (26/03/2024 12:00, Gaudium Press) Os Evangelhos da segunda e terça-feira da Semana Santa consistem em sermões e passagens em que Cristo prevê sua morte, recordando aos fiéis de que Ele tinha plena consciência de sua missão na cidade Santa e aceitava firmemente o sacrifício que faria por nós.

Na quarta-feira, porém, apresenta-se a traição de um dos discípulos de Jesus: Judas que concretiza seus planos. Ele vai até os sacerdotes e fariseus e combina o sinal de traição: um beijo naquele que desejam capturar. E os hipócritas lhe dão seu pagamento: um saco com trinta moedas de prata.

Na quinta-feira, Jesus nos entrega o maior dom que poderíamos receber: Ele se torna presente entre nós na Eucaristia até o fim dos tempos. Ao serem transubstanciados o pão e o vinho, possuímos a garantia de poder partilhar com Ele a Ceia que tanto desejou: “Fazei isto em memória de mim”. Na Quinta-feira Santa, entoaremos o Glória novamente após um longo intervalo, desta vez ao som de sinos e sinetas, e os paramentos serão brancos, abandonando a cor roxa da penitência.

Contudo, ao término da Santa Celebração, dando início ao Tríduo Pascal, diferente do que costumamos ver, após a comunhão, o celebrante expõe o Santíssimo Sacramento e, depois da oração final, leva-o com grandes cânticos de júbilo à sacristia. Ali foi devidamente preparado um tabernáculo para o receber, o monumento. Isso simboliza a ausência de Jesus em sua Igreja, pois levado preso como um malfeitor.

Na vigília, todos aguardamos apreensivos e entristecidos a iminente morte do Senhor que culminará na sua Ressurreição no Domingo.

O que fazer durante este período?

Se a quaresma foi um tempo de preparação, a Semana Santa é a concretização desta espera e purificação. Durante este tempo, nosso estado de alma deve ser mais recolhido, nosso pensamento mais centrado. Não é por acaso que, em muitos locais, ainda que essa devoção possa ser encontrada ao longo da Quaresma, o ato de cobrir as imagens com véus pretos ou roxos é uma atitude importante na Semana Santa. Lembremo-nos de que Jesus foi recebido em glória no Domingo de Ramos, mas já na segunda-feira começaram a planejar sua morte.

A vida de Jesus vida está sendo ameaçada por aqueles que procuram matá-lo; quem não ficaria apreensivo? É, pois, necessário ter em conta essa realidade. O jejum e a abstinência devem ser praticados com mais seriedade, o silêncio deve ser mais comum; adiam-se as grandes diversões, e nossa atenção deve se voltar para a cruz, que é o instrumento da nossa salvação.

Por fim, é muito salutar que o cristão se confesse na Semana Santa. O mistério por excelência, sem o qual seria vã nossa fé, está prestes a acontecer. Estar devidamente preparado e com o coração limpo dos pecados é o mínimo que podemos oferecer para Aquele que morre na Cruz por nós.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas