Gaudium news > Bispo Auxiliar de Bogotá, novo Secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores

Bispo Auxiliar de Bogotá, novo Secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela de Menores

“[…] confio nos membros desta Comissão para a tutela eficaz dos menores e dos adultos vulneráveis, seja qual for o credo religioso que professam, porque eles são os pequeninos para os quais o Senhor olha com amor”. (Papa Francisco)

Dom Luis Manuel Alí Herrera Foto: tutelaminorum.org

Dom Luis Manuel Alí Herrera. Foto: tutelaminorum.org

Redação (16/03/2024 08:16, Gaudium Press) O Papa nomeou Dom Luis Manuel Alí Herrera, Bispo Auxiliar de Bogotá, como Secretário da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores (PCTM), e a Dra. Teresa Morris Kettelkamp, que já fazia parte da comissão, foi designada como secretária assistente.

Esta é a primeira vez que um prelado latino-americano ocupa o cargo de secretário desta comissão, responsável por propor ao Pontífice iniciativas para a proteção de menores e adultos vulneráveis nos ambientes da Igreja. O bispo auxiliar sucede o Pe. Andrew Small, que serviu como secretário desde 2021.

Dom Ali – psicólogo e que já integrava a Comissão – é Secretário Geral do Episcopado Colombiano. No país, ele dirige a Associação para a Cultura do Cuidado e o Bom Trato.

“Ser bispo me dá uma visão de uma Igreja em desenvolvimento, os desafios, as lacunas e a resistência em estabelecer padrões universais de proteção”, afirmou o bispo.

O Cardeal Arcebispo de Boston, Dom Sean O’Malley, presidente da PCTM, assegurou que os nomeados “são bem conhecidos na comunidade de profissionais de proteção, e estou confiante de que adotarão uma abordagem de equipe em nosso trabalho comum, nesta Comissão que foi formalmente incorporada à Cúria Romana pelo Santo Padre na Constituição Apostólica, Praedicate Evangelium“.

“O Bispo Ali e Teresa compartilham uma paixão mútua pelo bem-estar dos menores e pessoas vulneráveis, com uma vida inteira de serviço à Igreja nessa importante área”, acrescentou o Cardeal O’Malley.

Teresa M. Kettelkamp, coronel aposentada da Polícia, Diretora Executiva em Safeguarding da Conferência Episcopal dos EUA, foi Diretora Executiva do Secretariado em Tutela de Menores da Conferência Episcopal Americana de 2005 até 2011. Em janeiro de 2016, Teresa Kettelkamp transferiu-se para Roma para trabalhar para a Pontifícia Comissão da Tutela dos Menores. Em 2018, o Papa Francisco a nomeou membro da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, onde assumiu a função de moderadora do grupo de trabalho voltado para a cura de sobreviventes e na integração deles como vozes ativas dentro do ministério da Igreja.

Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores

“Será tarefa específica da Comissão apresentar-me as iniciativas mais oportunas para a proteção dos menores e dos adultos vulneráveis, de modo que se realize tudo o que for possível a fim de garantir que crimes como os que foram cometidos não voltem a repetir-se na Igreja. A Comissão promoverá, em união com a Congregação para a Doutrina da Fé, a responsabilidade das Igrejas particulares para a proteção de todos os menores e dos adultos vulneráveis”, declarou Francisco ao instituir a Comissão em 2014.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas