Gaudium news > Goiânia receberá 19º Congresso Eucarístico Nacional em 2027

Goiânia receberá 19º Congresso Eucarístico Nacional em 2027

Dom João Justino Medeiros da Silva, Arcebispo de Goiânia, em união com as Dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal e Goiás), ficará responsável pela preparação deste evento.

Goiania recebera 19o Congresso Eucaristico Nacional em 2027

Foto: Pixabay.

Pernambuco – Recife (17/11/2022 10:03, Gaudium Press) A próxima edição do Congresso Eucarístico Nacional será realizada na cidade de Goiânia, capital do estado de Goiás, entre os dias 3 a 7 de setembro de 2027. A notícia foi divulgada pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, durante o encerramento do 18º Congresso Eucarístico, em Recife, Pernambuco.

Início dos preparativos para o evento de 2027

Dom João Justino Medeiros da Silva, Arcebispo de Goiânia, já iniciou, em união com as Dioceses do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal e Goiás), os preparativos para este importante evento. Na ocasião do anúncio, o prelado recebeu das mãos do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, uma réplica do ostensório do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que ocorreu na capital pernambucana entre os dias 11 a 15 de novembro.

O Congresso Eucarístico Nacional deste ano seguiu o tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46). Ao longo de cinco dias os participantes se aprofundaram teologicamente sobre o sacramento da Eucaristia. O Cardeal Antonio Augusto dos Santos Marto, Bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, foi o enviado do Papa Francisco para o encontro eucarístico. O purpurado presidiu a Santa Missa de encerramento do evento, que contou com a participação de 1200 sacerdotes e 200 Bispos.

Não há Missa sem missão, afirmou o representante do Papa

Em sua homilia, o purpurado afirmou que ao longo dos dias do encontro eucarístico se viveu uma série de experiências belas e enriquecedoras para todos. Ele também ressaltou que aquela Santa Missa de encerramento era o momento culminante do Congresso Eucarístico Nacional do Brasil, sendo simultaneamente uma celebração de envio.

“De fato, não há Missa sem missão. A própria celebração termina com a bênção e a despedida final: ‘Ide em paz para o mundo!’. É o Senhor Jesus que nos envia como Igreja em saída para levar a bênção, o amor, a alegria e a paz Dele para a vida do mundo. Enviados para dar testemunho, a partir da Eucaristia, vamos, pois, meditar sobre a Eucaristia, profecia de um mundo novo”, concluiu. A comunhão foi seguida por um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e uma procissão eucarística até o pátio da Basílica do Carmo, onde o Cardeal abençoou o Brasil e os participantes do evento. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas