Gaudium news > Gianni Valente é nomeado como novo diretor da Agência Fides

Gianni Valente é nomeado como novo diretor da Agência Fides

A Agência Fides é o informativo das Pontifícias Obras Missionárias criado pelo Conselho Superior Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

Gianni Valente e o novo diretor da Agencia Fides

Foto: Divulgação/Agência Fides.

Itália – Roma (12/09/2022 16:52, Gaudium Press) Durante uma reunião realizada na manhã do último sábado, 10, na sede da Propaganda Fide, o Cardeal Luis Antonio G. Tagle entregou o documento com a nomeação do novo diretor da Agência Fides a Gianni Valente.

O encontro contou com a presença do Arcebispo Giampietro Dal Toso e do Padre Dinh Anh Nhue Nguyen, OFM Conv, secretário geral da Pontifícia União Missionária, até então diretor da Fides, além de vários membros da redação da Agência.

Quem é Gianni Valente?

Nascido em Roma, Gianni Valente se graduou em História do Oriente Cristão na Faculdade de Letras e Filosofia da Segunda Universidade de Roma Tor Vergata. Começou a trabalhar na revista mensal “30Giorni nella Chiesa e nel mondo” em maio de 1989.

Em 1992 tornou-se jornalista profissional e seguiu atuando na revista 30Giorni até 2012, ano de seu fechamento. Em setembro do mesmo ano, Valente começou a trabalhar na agência missionária Fides, no prédio da Propaganda Fide. Gianni Valente foi autor de diversos livros e ensaios.

Agência Fides: informativo das Pontifícias Obras Missionárias

A Agência Fides, informativo das Pontifícias Obras Missionárias, nasceu por iniciativa do Conselho Superior Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, inspirada pela Carta Apostólica “Maximum Illud” do Papa Bento XV dedicada à atividade desenvolvida pelos missionários do mundo.

Durante a criação da Fides, o Cardeal Guglielmo Van Rossum, Prefeito da Sagrada Congregação de Propaganda Fide, anunciou e estabeleceu em seus estatutos que buscava oferecer “notícias de atualidade tais que fossem úteis, não apenas para publicações de anuários e revistas missionárias, mas também para a imprensa não especificamente missionária de cada país”.

Além das notícias dos territórios de missão, a Fides deveria publicar “estudos sobre as condições atuais das missões e sobre temas religiosos e sociais das mesmas missões”. As primeiras edições foram escritas em inglês, francês e polonês, às quais se somaram edições em italiano, espanhol e alemão. Desde 1998, a Agência Fides ingressou na Internet e adicionou edições em chinês, português e árabe. As publicações em papel cessaram em 2009 para concentrar esforços na publicação online. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas