Gaudium news > Livro sobre a vida sacerdotal é lançado pela Editora Paulus

Livro sobre a vida sacerdotal é lançado pela Editora Paulus

A obra é indicada para sacerdotes, bispos, religiosos, e demais interessados em aprofundar o tema sobre os principais anseios e orientações da Igreja para o ministério presbiteral.

Sacerdote

Foto: Cathopic/Amorsanto.

Redação (01/09/2022 16:58, Gaudium Press) Com o propósito de convidar os católicos a refletirem sobre o ministério presbiteral e sua importância para a Igreja Católica a partir de sua dimensão comunitária, a Editora Paulus está lançando uma obra intitulada “A dimensão comunitária do ministério presbiteral: reflexões a partir do decreto ‘Presbyterorum ordinis’”.

Exercer o ministério sacerdotal em comunhão, fraternidade e unidade

O Padre Sandro Ferreira, autor do livro, explica na publicação que os sacerdotes, juntamente com os Bispos e com os cristãos leigos, devem exercer seu ministério em comunhão, fraternidade e unidade. Apesar disso, o autor reconhece os inúmeros desafios enfrentados pelos padres dentro do contexto socioeclesial e cultural, que favorecem atitudes individualistas.

Livro sobre a vida sacerdotal e lancado pela Editora Paulus

Foto: Divulgação/Editora Paulus.

Além disso, os sacerdotes também sofrem as tentações do isolamento, do fechamento à pastoral de conjunto, da resistência à vivência da fraternidade, do clericalismo, do autoritarismo. Diante disso, ele apresenta as seguintes reflexões: Como os presbíteros podem viver esse ministério em uma dimensão comunitária? E como relacionar-se com os outros de maneira frutuosa, à luz da fé, do magistério da Igreja e da sociedade?

Refletir sobre o ministério presbiteral num aspecto da comunhão

A obra é dividida em três partes, nas quais são tratados os seguintes temas: “O Decreto ‘Presbyterorum ordinis’ e os novos paradigmas do presbiterado”, “A compreensão teológico-eclesial” e “As relações no ministério presbiteral a partir do decreto ‘Presbyterorum Ordinis’”. Toda essa temática é abordada à luz do Concílio Vaticano II.

O autor destaca que a proposta da obra é olhar para a realidade do ministério presbiteral e pensá-la tendo por base o “Decreto ‘Presbyterorum ordinis’”, do Concílio Vaticano II. O livro, que é resultado da pesquisa de doutorado do Padre Sandro Ferreira, convida o leitor a refletir sobre o ministério presbiteral num aspecto da comunhão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas