Gaudium news > Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

A Santa Igreja celebra, na sexta-feira após o 2º Domingo depois de Pentecostes, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, símbolo mais elevado da bondade e do amor de Deus para com suas criaturas.

Sagrado Coracao de Jesus Catedral de Leon Espanha DT

Redação (23/06/2022 11:59, Gaudium Press) Cada um de nós possui dentro de si um coração que pulsa dia e noite e discerne com clareza os próprios gostos e preferências. No entanto, quão diferente é o Coração adorável de Jesus, humano e, ao mesmo tempo, divino! Jamais qualquer movimento deste Coração destoará do beneplácito da Santíssima Trindade.

Uma vez criado, uniu-Se aos desígnios que o Pai, o Filho e o Espírito Santo tinham para Ele, desde toda a eternidade e para toda a eternidade, e manifestou a Deus o mais perfeito e sublime amor, penetrado de respeito, adoração e submissão.

Amor ilimitado – porque sua natureza humana está unida hipostaticamente à Segunda Pessoa da Santíssima Trindade –, capaz de abarcar infinitas humanidades possíveis de serem criadas e que recai em profusão sobre a ordem do universo saída de suas mãos, em particular sobre as criaturas que possuem sua mesma natureza.

Conhecendo nossas misérias e debilidades, Ele tudo tolera, compassivo, sem nunca diminuir seu amor, apesar das inúmeras ocasiões em que Lhe damos motivo para isso…

Um caminho aberto para chegar a Deus

Para Se encarnar, a fim de remediar tantos males, Deus escolheu o momento auge da decadência dos povos. De acordo com nossos critérios, a ingratidão humana em relação a Deus era suficiente para Ele proferir um “basta!” e abandonar a humanidade à própria malícia. Pelo contrário, tomado de compaixão por sua criatura, quis Deus encarnar-Se, unindo a natureza divina à humana, na Pessoa do Verbo.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus bastaria para tornar inabalável nossa confiança, a qual é a esperança fortalecida por uma firme convicção. A prática dessa virtude teologal nos dá um anseio, cheio de certeza, de que, graças à benevolência de Deus – e não por nossos merecimentos –, alcançaremos um dia a visão beatífica, valendo-nos dos recursos que Ele põe à nossa disposição.

É próprio àqueles que buscam a perfeição perceber o quanto sua natureza é insuficiente e necessitada de auxílio sobrenatural para a prática da virtude, pois já diz a Escritura que o justo peca sete vezes ao dia (cf. Pr 24, 16).

Entretanto, ao nos depararmos com nossas debilidades não percamos uma fímbria sequer de confiança, certos de que, no fundo, elas proporcionam à Providência ocasião de manifestar ainda mais sua grande misericórdia. Devemos abandonar-nos sem reservas nas mãos do Divino Pastor e deixarmo-nos conduzir enquanto meros objetos de sua bondade infinita. A celebração do Divino Coração poderia ser chamada, então, de festa da confiança inabalável.

Coração de Jesus, cheio de bondade e amor

Algumas horas antes de ser traspassado o Coração de Jesus pela lança de Longinus, estando prestes a consumar-se a Paixão, dirigiu Nosso Senhor uma súplica a Deus: “Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23, 34).

Por que quis Jesus chamá-Lo de Pai e não de Senhor? Dir-se-ia ter chegado o momento da indignação divina, à vista da rejeição de que era objeto o Cordeiro sem mancha. Nessa hora Ele lembra ao Eterno Pai sua condição de Filho, procurando, em função dela, comovê-Lo tanto quanto estava comovido seu Sagrado Coração, e deixando transparecer seu anelo de salvar até mesmo aqueles que O martirizavam.

Ora, esses algozes não tinham ideia de quem estavam crucificando e viam-se na contingência de pregar um suposto criminoso no madeiro da Cruz, em obediência a uma ordem recebida. Nós, porém, quando ofendemos gravemente a Deus não podemos afirmar que não sabemos o que fazemos, uma vez que para haver pecado mortal é preciso pleno conhecimento e deliberado consentimento do que se faz.

Pai, perdoa-lhe porque ele sabe o que faz!

Deveríamos, pois, tomar a firme resolução de voltar para Deus o nosso coração, apesar de nossas inúmeras misérias, rezando: “Senhor, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, estando no alto da Cruz, vosso primeiro pensamento foi o de perdoar os que vos supliciavam, porque não sabiam o que faziam. E esse desejo se realizou: pelo efeito de vossa oração, no mesmo dia eles abriram os olhos para vossa divindade, como atestou o centurião romano (cf. Mt 27, 54; Mc 15, 39). Mas, Senhor, eles eram menos pecadores do que eu, porque não sabiam o que faziam, e eu bem sei o que faço e quão miserável sou. Ó Jesus, ó Sagrado Coração, quantas vezes não fui eu também vosso algoz!

Quantas vezes não fui eu causa da vossa crucifixão! Por isso, na Solenidade de hoje eu vos imploro: sede Vós o meu intercessor junto ao Pai, agora que Vos encontrais sentado à sua direita! Vossa misericórdia se tornou brilhantíssima aos olhos de toda a História quando pronunciastes esta primeira palavra: ‘Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem’. Peço-Vos que a façais refulgir ainda mais, implorando:

‘Pai, perdoa-lhe, porque ele sabe o que faz!’ Ao perdoardes os que sabem o que fazem, usais de maior clemência do que quando perdoais os que não o sabem. Não é ilimitado o vosso Coração? Senhor, aqui está alguém que Vos oferece a oportunidade de mostrar, mais do que na Cruz e no Calvário, a infinita bondade depositada pela Santíssima Trindade em vosso Sagrado Coração. Tende pena de mim e implorai o perdão de todas as minhas faltas cometidas com inteira consciência”.

Esta é a grandeza da Solenidade de hoje! É a festa da misericórdia, da benevolência, do perdão! Supliquemos, por intercessão do Imaculado Coração de Maria, que Ele dilate nosso coração, aumentando-lhe a capacidade para receber a bondade incomensurável de seu Sagrado Coração, e a graça de nunca desconfiarmos de sua dadivosidade.

Mons. João Scognamiglio Clá Dias

Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n.210, junho 2019.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas