Gaudium news > Milhões de poloneses participam das procissões de Corpus Christi

Milhões de poloneses participam das procissões de Corpus Christi

Durante estas procissões eucarísticas os fiéis percorrem longas distâncias, sendo uma manifestação pública de Fé na presença de Cristo Eucarístico.

Milhoes de poloneses participam das procissoes de Corpus Christi 1

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Gniezno.

Redação (17/06/2022 12:31, Gaudium Press) Na última quinta-feira, 16, milhões de católicos poloneses percorreram as ruas de todo o país para participar das tradicionais procissões de Corpus Christi, após as celebrações eucarísticas. Esta tradição remonta ao século XIV, sendo um fenômeno nacional.

Milhoes de poloneses participam das procissoes de Corpus Christi 2

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Gniezno.

Durante estas procissões eucarísticas os fiéis percorrem longas distâncias, sendo uma manifestação pública de Fé na presença de Cristo Eucarístico. Normalmente são feitas quatro paradas em diferentes altares decorados com flores para ouvir o Evangelho sobre a Eucaristia.

Milhoes de poloneses participam das procissoes de Corpus Christi 3

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Gniezno.

Vestimentas tradicionais

Os participantes das procissões vestem roupas folclóricas coloridas. Os homens levam bandeiras e estandartes representando santos padroeiros, enquanto as mulheres levam imagens religiosas pintadas em ambos os lados, decoradas com flores.

Milhoes de poloneses participam das procissoes de Corpus Christi 5

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Gniezno.

As meninas espalham pétalas de flores coloridas sobre as quais o sacerdote caminha com o ostensório, enquanto os meninos tocam os sinos para sinalizar a passagem de Cristo. Os eventos contam com a presença de orquestras e grupos de música popular.

Tapetes de flores

Ao término da procissão, os participantes levam para casa as flores que decoravam os altares como sinal de bênção. Os camponeses plantam os galhos que trouxeram da procissão nos campos, para obter uma boa colheita.

Milhoes de poloneses participam das procissoes de Corpus Christi 4

Foto: Divulgação/Arquidiocese de Gniezno.

Eles também seguem o costume de preparar tapetes florais nas igrejas e ruas da cidade indicando o caminho da procissão. Um dos tapetes de flores mais famosos no país chega a quase um quilômetro. Esta tradição já possui mais de duzentos anos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas