Gaudium news > Pontificado de Francisco completa nove anos

Pontificado de Francisco completa nove anos

No dia 13 de março de 2013, o Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito como Papa da Igreja Católica, tornando-se o primeiro latino-americano a assumir o papado.

Pontificado de Francisco completa nove anos 1

Cidade do Vaticano (14/03/2022 16:50, Gaudium Press) No último domingo, 13 de março, o Papa Francisco completou mais um ano de pontificado. Agora já faz nove anos desde o dia em que o então Cardeal Arcebispo de Buenos Aires (Argentina), Dom Jorge Mario Bergoglio, foi eleito sucessor de São Pedro, marcando a história da Igreja como o primeiro Papa latino-americano e religioso pertencente da Companhia de Jesus, os Jesuítas.

Francisco foi o nome escolhido pelo novo Papa, fazendo referência a São Francisco de Assis, o Santo dedicado aos pobres. Durante seu pontificado, o Santo Padre já escreveu três encíclicas e cinco exortações apostólicas. Além disso, participou de três Jornadas Mundiais da Juventude: a primeira no Rio de Janeiro em 2013, a segunda em Cracóvia (Polônia) no ano de 2016 e a terceira no Panamá em 2019.

Pontificado de Francisco completa nove anos 2

Viagens apostólicas do Papa Francisco

Durante esses anos Francisco realizou diversas viagens apostólicas à Ásia, América, África e Europa, sendo a primeira delas ao Brasil em 2013. No ano seguinte, 2014, ele foi para: Israel, Jordânia, Palestina, Coreia do Sul, Albânia, França e Turquia. Já em 2015, os países visitados foram: Sri Lanka, Filipinas, Bósnia e Herzegovina, Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba, Estados Unidos, Quênia, Uganda e República Centro-Africana.

No ano de 2016, o Santo Padre viajou para Cuba, México, Grécia, Armênia, Polônia, Geórgia, Azerbaijão e Suécia. Em 2017 foi para: Egito, Portugal, Colômbia, Mianmar e Bangladesh. Já no ano de 2018, visitou: Chile, Peru, Suíça, Irlanda, Lituânia, Letônia e Estônia

Ao longo do ano de 2019, o Pontífice visitou Panamá, Emirados Árabes Unidos, Marrocos, Bulgária, Macedônia do Norte, Romênia, Moçambique, Madagáscar, Maurícia, Tailândia e Japão. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, não ocorreu nenhuma viagem apostólica. Já em 2021, o Papa foi para Iraque, Hungria, Eslováquia, Chipre e Grécia.

Pontificado de Francisco completa nove anos 3

Jubileu da Misericórdia, canonização dos pastorinhos de Fátima e oração pelo fim da pandemia

Dentre os fatos de destaque em seu pontificado podemos destacar a convocação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que teve como tema “sejamos misericordiosos como o Pai”, e que foi realizado de 8 de dezembro de 2015, Festa da Imaculada Conceição, a 20 de novembro de 2016, Festa de Cristo Rei. O objetivo era colocar em evidência a missão da Igreja de ser testemunha da misericórdia.

E também foi histórico quando, em 2017, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, o Santo Padre visitou o Santuário mariano português, canonizando dois dos pastorinhos: Santa Jacinta e São Francisco Marto.

Outro momento histórico de seu pontificado ocorreu no dia 27 de março de 2020, quando, no auge da pandemia de Covid-19, com o mundo inteiro em quarentena, o Papa Francisco apareceu sozinho, em uma Praça de São Pedro completamente deserta, em meio à uma leve chuva, para presidir uma oração extraordinária pelo fim da pandemia de coronavírus e conceder a bênção Urbi et Orbi a Roma e ao mundo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas