Gaudium news > Sacerdote esvazia e fecha igreja devido ao vulcão

Sacerdote esvazia e fecha igreja devido ao vulcão

A erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma ainda está ativa e sua lava está destruindo casas, escolas ou igrejas que estão no seu caminho.

1080px La Palma Los Llanos Carretera a Puerto Naos Plaza Todoque Iglesia San Pio X 01 ies

Redação (22/09/2021 12:25, Gaudium Press) Com lágrimas nos olhos, Pe. Alberto Hernández fechou a ermida de San Pío X em Todoque (La Palma). A lava estava a menos de um quilômetro de distância e ameaçava destruí-la.

A prefeitura lhe emprestou vários caminhões para recolher tudo o que pudesse: imagens, crucifixos, cálices, bancos, casulas e, principalmente, o tabernáculo. E estão agora num local seguro: “É na paróquia ao lado, que está fora de risco. Estão em um lugar digno e os fiéis que quiserem podem se aproximar e rezar diante das imagens dos santos de sua devoção”.

Felizmente, “esta é a única igreja que está no caminho da lava; as outras igrejas da região não correm perigo”, afirmou o sacerdote.

Em seu twitter Pe. Alberto escreveu: “Estamos com o coração apertado. Neste momento, acaba de parar um veículo ao meu lado, de uma vizinha da paróquia para me dizer que a casa dela já não existe mais”.

Muitas pessoas estão perdendo suas casas e o pároco tem ajudado a realocar as famílias. “Alguns estão em estado de choque. Eles sabem que perderam a casa. Outros vivem na incerteza e não perdem a esperança de recuperar algo”.

Pe. Alberto não perde a calma, nem a esperança. Esta situação “revela o que há de melhor em nós mesmos. A generosidade das pessoas me impressionou”. Ele afirma ter recebido ligações de muitas pessoas com casa na ilha – “mas que moram no exterior ou a alugam para turismo” – que ofereceram suas casas “sem pedir nada em troca”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas