Gaudium news > A Santa Sé se torna observador extra-regional do “Sistema de Integração Centro-americana”

A Santa Sé se torna observador extra-regional do “Sistema de Integração Centro-americana”

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-01-2013, Gaudium Press) “Segunda-feira, 21 de janeiro, em São Salvador (El Salvador), na sede da Secretaria Geral do ‘Sistema de Integração Centro-americana’ (S.I.C.A.), foi firmado um acordo entre a Santa Sé e o S.I.C.A., no qual a Santa Sé se tornou Observador Extra-regional de tal sistema”, segundo comunicado da Sala de Imprensa vaticana.luigi_pezzuto.jpg

“Anteriormente” – declara o comunicado – “a Reunião Ordinária de Chefes de Estado e de Governo do S.I.C.A., ocorrida em Manágua (Nicarágua) em dezembro do ano passado já havia acolhido o interesse da Santa Sé em participar do S.I.C.A. como Observador Extra-regional, e o motivo seria a contribuição que a Santa Sé e a Igreja Católica podem oferecer ao desenvolvimento dos setores sociais, culturais e educativos, além de contribuições na área dos direitos humanos e de segurança democrática”.

O acordo por parte da Santa Sé foi assinado por dom Luigi Pezzuto, núncio apostólico em El Salvador, e por parte da S.I.C.A., pelo secretário geral Juan Daniel Aleman Gurdián. Estiveram presentes à cerimônia vários Embaixadores do Continente latino-americano, segundo o comunicado.

O Sistema de Integração Centro-americana (S.I.C.A.) foi criado em 1991, através do Protocolo de Tegucigalpa e ratificado em 1993 pela Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, El Salvador e, em 2000 por Belize. Também fazem parte do S.I.C.A. como Estados observadores regionais Argentina, Brasil, Chile e México, e como observadores extra-regionais Alemanha, Itália, Espanha e Taiwan. Agora a Santa Sé também fará parte desta última categoria. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas