Gaudium news > Bispos da África iniciam Encontro Pós-Sinodal

Bispos da África iniciam Encontro Pós-Sinodal

Dom-Peter-Turkman.jpg
Dom Peter presidiu a missa de abertura do Encontro Pós-Sinodal

Maputo (Segunda-feira, 24-05-2010, Gaudium Press) Começou ontem, 23, domingo de Pentecostes, em Maputo, capital de Moçambique, o Encontro Pós-Sinodal dos Bispos da África. O objetivo da reunião é refletir e viabilizar o que foi definido no Sínodo realizado em Roma, em outubro do ano passado, de acordo com o lema “A Igreja na África a serviço da reconciliação, da justiça e da paz”.

O evento, que segue até o dia 26, é organizado pela Cáritas da África e pelo Departamento de Justiça e Paz do Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madasgacar (Sceam). Espera-se a participação de mais de 100 membros do clero, dentre eles: três cardeais e 40 bispos, vindos de diferentes países.

O grande momento do encontro ficará por conta da participação presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o cardeal ganês Dom Peter Appiah Turkson, que fará um pronunciamento sob o título “O Sínodo dos Bispos para a África – um novo Pentecostes para a África”. O cardeal também celebrou a missa de abertura.

Abertura
A cerimônia de abertura do Encontro Pós-Sinodal dos Bispos da África foi realizada no Ginásio de Maxaquene, em Moçambique, e contou com a presença de 4 mil pessoas, representando diversas congregações religiosas, movimentos e paróquias.

Os presentes assistiram à missa celebrada por Dom Peter Appiah Turkson e a homilia do vice-presidente do Sceam, bispo de Chimoio, Dom Francisco João Silota, que discorreu sobre as razões e as expectativas do Encontro.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas