Gaudium news > Papa dedica reflexão do Regina Caeli deste domingo à Festa de Pentecostes

Papa dedica reflexão do Regina Caeli deste domingo à Festa de Pentecostes

Regina-Caeli.jpg
Segundo o Papa, a Igreja conhece inúmeros “pentecostes” que vivificam as comunidades locais

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 23-05-2010, Gaudium Press) O Papa dedicou sua habitual reflexão antes da recitação do Regina Caeli, na Praça de São Pedro, neste domingo, ao significado da solenidade de Pentecostes. A cerimônia do Regina Coeli ocorreu depois da missa que o pontífice presidiu na Basílica de São Pedro por Pentecostes, que conclui o tempo pascal no calendário litúrgico da Igreja.

“A Igreja vive constantemente da efusão do Espírito Santo”, declarou Bento XVI, citando como exemplos momentos como o batismo de novos membros e as grandes assembleias e os pequenos encontros. Os concílios, como o Concílio Vaticano II; os Santuários, como Lourdes, Guadalupe, Pompeia, Loreto; e “onde quer que os cristãos se reúnam em oração com Maria, o Senhor doa o seu Espírito”, observou o Papa.

Ele lembrou também da experiência da fé na sua recente visita à Fátima, a qual afirma que também contou com a presença do Espírito Santo.

“Mas a Igreja conhece inúmeros ‘pentecostes’ que vivificam as comunidades locais”, continuou, citando as Liturgias e os encontros de oração, em que “os jovens sentem claramente o chamado de Deus”. “Portanto, não há Igreja sem Pentecostes. E gostaria de acrescentar: não há Pentecostes sem a Virgem Maria, como nos refere o livro dos Atos dos Apóstolos”, afirmou o Papa.

Com a conclusão do período pascal, se encerram também as orações marianas do Regina Caeli, recitado no lugar do Ângelus durante todos os domingos pascais.

Estiveram presentes na Praça São Pedro neste domingo numerosos membros do movimento para a Vida. A eles, o Santo Padre recordou as palavras de Madre Teresa de Calcutá: “Aquela pequena criança, nascida e ainda não nascida, foi criada para uma grande coisa: amar e ser amada”.

Dia da Oração para a Igreja na China

Bento XVI evocou também a oração pelos católicos chineses por ocasião do Dia da Oração para a Igreja na China, que acontece hoje, 24 de maio. Nesta data, em memória litúrgica da beata Virgem Maria, Ajuda dos Cristãos, é celebrado o Dia Mundial de Oração para a Igreja na China. O Santo Padre assegura sua oração junto aos católicos chineses que “oram para que a unidade entre eles e com a Igreja Universal se aprofunde cada vez mais”.

A celebração foi instituída pelo próprio Papa Bento XVI em sua carta de 27 de maio de 2007 dirigida aos católicos da República Popular da China. A data de maio foi escolhida em homenagem à padroeira do dia, a Virgem Maria Ajuda dos Cristãos, venerada no Santuário de Sheshan em Xangai.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas