Gaudium news > Bispos espanhóis organizam jornada pela vida contemplativa

Bispos espanhóis organizam jornada pela vida contemplativa

carta-_-Jornada-Pro-Orantib.jpg
Jornada também é convite para fiéis refletirem sobre Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Sacramentum Caritatis”

Madri (Segunda-feira, 24-05-2010, Gaudium Press) Acontecerá, em Madri, Espanha, em 30 de maio – dia da Santíssima Trindade – a jornada “Pro Orantibus”. Convocado pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE), o evento quer ser um canal de oração em favor dos religiosos e religiosas de vida contemplativa, como reconhecimento a eles, e também promover a vida de oração e a dimensão contemplativa das Igrejas particulares.

A jornada terá como lema “Venham adoradores!, a vida contemplativa, um cenáculo eucarístico”, que coincide com o tema do Congresso Eucarístico Nacional que se realizará em Toledo, na Espanha, entre 27 e 30 de maio. Com este lema os organizadores da jornada querem ressaltar o valor que a Eucaristia tem para os consagrados em opção contemplativa.

“Os monges e a vida eremítica oferecem à comunidade cristã e ao mundo de hoje, precisando mais do que nunca de autênticos valores espirituais, um anúncio silencioso e um testemunho humilde do ministério trinitário (…). Com sua existência, configurada com Cristo, eles nos convidam a reconhecer o valor da oração e, especialmente, da adoração eucarística”, diz a CEE, em seu site, sobre a jornada.

Conforme a CEE, a jornada de oração pela Vida Consagrada Contemplativa também é um convite para os fiéis refletirem na Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Sacramentum Caritatis”, que o Papa Bento XVI realizou sobre a Eucaristia, em fevereiro de 2007.

Nela, o Santo Padre expressou sua admiração e apoio aos Institutos de vida consagrada, cujos membros dedicam parte importante de seu tempo a adoração eucarística e animou as associações de fiéis para que fossem “fermento de contemplação para toda a Igreja (…) chamada à centralidade de Cristo para a vida dos indivíduos e das comunidades”.

Mensagem do presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada
Em uma mensagem divulgada pela CEE, em ocasião do “Pro Orantibus!, o presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, arcebispo de Oviedo, Espanha, Dom Jesús Sanz Montes, discorre um pouco sobre estas pessoas que dedicam suas vidas à contemplação.

Conforme Dom Jésus, eles fazem disso uma profissão particular de vida e amor. Para o prelado, o estilo de vida dessas pessoas, longe de ser um mutismo ou uma fuga se converte na condição de possibilidade de vida e testemunho do amor que toda a Igreja tem a Jesus na Eucaristia.

Aproveitando o contexto da celebração, o arcebispo convidou todos os fiéis a refletir e imitar este estilo de vida, chamando-os para no dia marcado se prostrarem diante de Jesus e amarem sua presença, amando ao mesmo tempo a todos que são amados por Ele.

Texto original Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas