Gaudium news > “Os cristãos são o grupo religioso mais perseguido”, denuncia cardeal Bertone

“Os cristãos são o grupo religioso mais perseguido”, denuncia cardeal Bertone

bertone-m-efe-20100414.jpg
Para Bertone, problema está diretamente ligado ao direito à liberdade religiosa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 01-12-2010, Gaudium Press) “Os cristãos são o grupo religioso mais perseguido e discriminado” do mundo, declarou o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarciuso Bertone, durante sua intervenção, nesta quarta-feira, na Cúpula da Organização para a Cooperação e Segurança da Europa (OSCE), que acontece na capital do Cazaquistão, Astana, entre hoje e amanhã.

Segundo o cardeal, o problema está diretamente ligado ao direito da liberdade religiosa. “Onde essa vem negada, há intolerância e discriminação”. Mais de 200 milhões de cristãos estão em dificuldades por causa de estruturas legais e culturais para a sua fé, inclusive com casos de violência e assassinatos. Os cristãos são limitados também através do registro de igrejas e comunidades religiosas. O cardeal secretário de Estado pediu à comunidade internacional, em especial à OSCE, para combater esta intolerância e discriminação contra os cristãos de forma efetiva.

O cardeal fez um longo discurso na Cúpula, no qual abordou também o tema da paz, a segurança e a cooperação entre os países. Ele disse que é preciso de bons governos que possam assegurar a luta contra a corrupção, a segurança, a eficácia dos transportes, a prevenção de catástrofes naturais, bem como a gestão dos fluxos migratórios. A cooperação entre os países é garantia de paz e deve estar baseada no “respeito a certos imperativos éticos”, afirmou o secretário de Estado.

“A Santa Sé acredita que seja urgente introduzir uma lógica que coloque a pessoa humana e, em particular, a família e as pessoas necessitadas, como o centro e o fim da economia”, defendeu ainda o purpurado.

A Cúpula da OSCE se desenrola em Astana entre hoje e amanhã. Logo após sua conclusão, o secretário fará uma vista pastoral de dois dias pelo Cazaquistão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas