Gaudium news > “O verdadeiro Natal começa daquele Rei menino nascido da decisão pessoal de Deus”, disse Bento XVI na Missa do Galo

“O verdadeiro Natal começa daquele Rei menino nascido da decisão pessoal de Deus”, disse Bento XVI na Missa do Galo

missa do galo 2010.JPG
Conforme Bento XVI, na Cruz, Jesus ofereceu a humanidade a Deus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 27-12-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI celebrou nesta sexta-feira, 24, na Basílica de São Pedro, Vaticano, à Santa Missa do Galo. Pelo segundo ano consecutivo, a cerimônia religiosa começou às 22h (horário de Roma). Durante a celebração, conforme a Rádio Vaticana, rezou-se pelo ministério petrino, pelo respeito à dignidade de toda pessoa, desde a concepção até seu fim natural, e pela pacífica convivência entre os povos.

Como de costume, a Santa Missa teve início com a “Kalenda”, antigo hino que anuncia ao mundo o nascimento de Jesus. A música foi seguida das sábias palavras de Bento XVI que afirmou: “O verdadeiro Natal, começa daí, daquele Rei menino nascido pela decisão pessoal de Deus e que, portanto, constitui uma esperança porque o futuro se apoia nele, a promessa da paz”.

Continuando sua homilia a respeito do menino Jesus, o Santo Padre disse: “Este rei não precisa de conselheiros pertencentes aos sábios do mundo”, pois, “em Si mesmo traz a sapiência e o conselho de Deus”. Conforme Bento XVI, a força de Jesus aparece em sua fragilidade de menino. “Ele é o Deus forte e assim nos mostra, face aos pretensiosos poderes do mundo, a fortaleza própria de Deus”.

De acordo com o Santo Padre, na noite de Belém se cumpriu a profecia em um modo imensamente maior do quanto os homens poderiam intuir. Ficou superada “a distância infinita entre Deus e o homem”, disse. “Ele desceu verdadeiramente, entrou no mundo, tornou-se um de nós, para nos atrair a todos para Si. Este menino é verdadeiramente o Emanuel, o Deus-conosco. O seu reino estende-se verdadeiramente até os confins da terra”.

A homilia do Santo Padre não versou somente a respeito do nascimento de Jesus. O pontífice falou também sobre Sua ressurreição. Conforme o Santo Padre, na Cruz, Jesus ofereceu a humanidade a Deus, de modo que Deus seja tudo em todos. “Na ressurreição, atravessou o muro da morte por todos nós. Abriu ao homem a dimensão da vida eterna na comunhão com Deus”, afirmou.

Ao final da Santa Missa do Galo, algumas crianças levaram até o Santo Padre a imagem do menino Jesus ao presépio montado dentro da Basílica vaticana. Ante ao presépio, o Papa recolheu em silenciosa oração.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas