Gaudium news > XV Congresso dos Carmelitas Descalços foi realizado online e aberto a todos

XV Congresso dos Carmelitas Descalços foi realizado online e aberto a todos

O tema “Deus é infinita alegria” e o lema “possuir e irradiar a felicidade na subida do monte” têm tudo a ver com a vida de Santa Teresa dos Andes.

 O tema “Deus é infinita alegria” e o lema “possuir e irradiar a felicidade na subida do monte” têm tudo a ver com a vida de Santa Teresa dos Andes.

Redação (15/06/2020 18:49, Gaudium Press) O XV Congresso Norte e Nordeste da Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares foi realizado entre os dias 1XV 1 e 14 últimos.

Neste ano de 2020, estava escolhida para sede deste evento que se realiza anualmente, a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba.

Contudo, devido à pandemia, o Congresso –que é destinado a todas as pessoas que fazem parte da Ordem dos Carmelitas– não pode ser realizado presencialmente e transcorreu de modo virtual, online.

Participou do Congresso quem teve interesse pela espiritualidade carmelitana

Qualquer pessoa que tivesse interesse pela espiritualidade carmelitana pode participar não tendo sido realizadas inscrições ou cobrado qualquer pipo de taxas. O interesse pela Ordem que cultivou a santidade de Santa Terezinha e tantos outros santos era a chave que abria as portas para o evento.

“Deus é infinita alegria”

O tema escolhido para este XV Congresso foi: “Deus é infinita alegria”. E o lema foi: “possuir e irradiar a felicidade na subida do monte”.

O tema desenvolvido teve tudo a ver com a freira carmelita chilena Santa Teresa dos Andes, que neste ano de 2020 completa 100 anos de sua subida ao Céu.

No cronograma do Congresso foram realizados momentos de oração, Santa Missa e palestras.

Quem organizou o evento

A Província São José dos Carmelitas Descalços Seculares é uma associação de fiéis com comunidades e grupos espalhados por várias regiões do Brasil.
Vivem o carisma de Santa Teresa D’Ávila e São João da Cruz, buscando a amizade com o Senhor na oração meditativa e contemplativa, tendo uma “determinada determinação”, como dizia Santa Teresa D’Ávila, vivendo em meio às realidades de leigos.

Este Congresso concretamente, foi organizado pelo Grupo “A Pequena Via” da cidade de Conde, na Paraíba. Neste Estado ainda existem mais duas OCDS: a Comunidade Flos Carmeli, em Bananeiras e o Grupo São João da Cruz, de Lucena.

Adaptando-se à realidade virtual

O Cordenador do grupo que preparou o Congresso declarou:

“Estamos nos adaptando à realidade virtual para que possamos viver nosso carisma carmelitano e fortalecer nosso vínculo fraterno mesmo à distância”.

Segundo o coordenador João Pedro, uma das vantagens da virtualização é que pode-se “acolher sempre um número maior de pessoas através das plataformas de transmissão”. Nosso cronograma conta com momentos de oração, Santa Missa e palestras. Sintam-se todos convidados a participar”, convida João Pedro, coordenador do grupo “A Pequena Via”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas