Gaudium news > “Voltem a frequentar as Missas”, recomenda Cardeal de Nova York

“Voltem a frequentar as Missas”, recomenda Cardeal de Nova York

Cardeal Dolan destacou que muitos católicos já estão retornando às atividades públicas, mas deixando de participar da missa e devem retornar à igreja.

Cardeal Dolan destacou que muitos católicos já estão retornando às atividades públicas, mas deixando de participar da missa e devem retornar à igreja.

Redação (09/04/2021, 14:30, Gaudium Press) Dom Timothy Dolan, Cardeal Arcebispo de Nova York, através de sua coluna publicada no jornal da Arquidiocese nesta quarta-feira, 7 de abril, convocou os católicos a retornarem à frequência dominical das missas.

O Cardeal disse que “no último ano, fomos capazes de decidir sabiamente que a emergência da crise de saúde pode nos permitir a dispensa dessa obrigação dada por Deus”.
Ele lembrou que os mais vulneráveis à pandemia da covid-19 –como são os idosos– ainda são responsáveis para o cumprimento dessa dispensa.

Porém, o Dom Dolan destacou que “muitos outros católicos já estão retornando às atividades públicas, mas deixando de participar da missa e devem retornar à igreja”.

Há um ano todas as dioceses dos Estados Unidos suspenderam as missas presenciais por causa da pandemia do coronavírus.

Todas as dioceses voltaram a abrir suas portas para os atos públicos, porém, apenas algumas delas voltaram a afirmar a obrigação do retorno à missa dominical para os que não que não têm sintomas e não estão em alto risco de se contaminarem com a covid-19.

Estas pessoas nessas condições não se encontram em situação de dispensa e devem retornar à missa dominical.

“Chega de gradualidade! É hora de voltar para a missa de domingo!”

Recorde-se que na Arquidiocese de Nova York, que tem à sua frente o Cardeal Dolan, as missas públicas foram suspensas na primavera e voltaram a ser realizadas já no verão.

O Purpurado referiu-se no texto agora publicado a esse fechamento de 2020:
“Não tivemos escolha, pois as sábias diretrizes de saúde exigiam que fechássemos nossos edifícios da igreja”.

Mas, ele exclamou também: Chega de gradualidade! É hora de voltar para a missa de domingo!”

E, escreveu ainda o Cardeal de Nova York:
“Reconhecemos Jesus na Missa e na Santa Comunhão. Entramos novamente no eterno e infinito mistério de sua morte na cruz e ressurreição dos mortos. Cada missa de domingo é uma renovação da Última Ceia, sexta-feira santa e Páscoa”.

Participar da missa dominical é uma obrigação sagrada

A obrigação de frequentar a missa dominical e nos dias de preceito, nunca foi suspensa em sua jurisdição, exceto em casos graves, esclareceu um porta-voz da Arquidiocese em declarações à CNA – agência em inglês do Grupo ACI.

Disse ainda o porta-voz que, embora a Arquidiocese tenha suspendido as missas públicas por vários meses devido à disseminação da covid-19, a obrigação de domingo ficou reafirmada desde que as igrejas começaram a ser abertas para a missa.

O porta-voz continuou com suas justificativas declarando ainda que as razões “sérias” pelas quais os católicos não comparecem à missa dominical, como a doença ou o perigo de contrair a covid-19, ainda são levadas em conta, e os católicos nesta situação são livres para se recusar a comparecer.

“Porém, –afirma ainda o porta-voz– agora que mais e mais pessoas estão sendo vacinadas e as pessoas estão cada vez mais engajadas em atividades públicas, o cardeal recorda que participar da missa dominical é uma obrigação sagrada”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações ACI -Foto DomTotal)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas