Gaudium news > Você conhece São João Clímaco?

Você conhece São João Clímaco?

No dia de hoje, 30 de Março, a Igreja celebra São João Clímaco, monge e mestre espiritual.

No dia de hoje, 30 de Março, a Igreja celebra São João Clímaco, monge e mestre espiritual.

Redação (Segunda-feira, 30-03-2020, Gaudium Press) Hoje a Igreja celebra São João Clímaco.
São João Clímaco foi um monge do século VII, mestre espiritual e autor do famoso livro de formação espiritual chamado “Escada do Paraíso”.
Os ensinamentos desta obra foram muito divulgados, conhecidos e aplicados entre os fiéis da Idade Média.

“Escada do Paraíso” era tão conhecido e seus ensinamentos influenciaram tanto que o Santo deve seu nome a sua obra. Seu nome é uma transliteração latina do termo grego klímakos, que significa “da escada”.

História

O santo “da escada”, São João Clímaco, nasceu na Palestina em 575 e sua vida se desenvolveu quando Bizâncio, capital do Império romano do Oriente, estava em decadência dante as invasões bárbaras e a perda de território.As crônicas sobre o Santo que a Igreja celebra hoje narram que, desde muito pequeno, ele lia livros de São Gregório Nazianzeno e São Basílio.

Aos 16 anos, decidiu ser monge e partiu para o Monte Sinai.

Segundo os escritos do monge Daniel de Raito, João Clímaco, então, teve como mestre o abade Martírio. Depois de quatro anos de intensa formação religiosa, espiritual e também cultural que o superior do mosteiro lhe ofereceu, ele foi admitido como religioso.

Aos 20 anos, escolheu viver como eremita em uma gruta aos pés de um monte localizado próximo do atual mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai.

São João Clímaco dedicou-se por 40 anos à meditação das Sagradas Escrituras, à oração e a alguns trabalhos manuais. É considerado um dos maiores conhecedores da Bíblia Sagrada.
Foi diretor espiritual de dezenas de monges no Oriente.

No Monte Sinai

Os monges do Monte Sinai pediram-lhe para assumir o cargo de hegúmeno (guia) do seu mosteiro. Assim, João voltou a viver como cenobita.
Neste cargo, demonstrou uma grande sabedoria, em matéria de fé, a ponto de a sua fama se espalhar para fora dos muros do mosteiro, até chegar a Roma.

Em uma Carta, o Papa Gregório Magno recomendou suas orações para si e aumentou os auxílios para os religiosos.
Ao receber o cargo de Vigário do Papa em Constantinopla, durante os anos 579-585/6, João Clímaco manteve contatos amigáveis com muitos padres do Sinai, com os quais se correspondia e a quem também influenciou.

Poucos anos depois, João deixou o mosteiro e, saudoso da vida eremítica, decidiu retirar-se para viver na solidão eremítica, vindo a falecer no ano 650.
A Igreja comemora São João Clímaco no dia 30 de março.

Escada do Paraíso

Em sua velhice, os monges o elegeram abade do mosteiro do Monte Sinai.
Foi nessa época que ele escreveu diversos textos e a famosa “Escada do Paraíso”. Na verdade, um tratado de vida espiritual que descreve o caminho do monge desde a renúncia ao mundo até a perfeição do amor de Deus.

No livro, o Santo destaca três fases sucessivas para alcançar esta perfeição do amor:
a primeira é a ruptura com o mundo a fim de voltar ao estado de infância evangélica;
a segunda é constituída pela combate espiritual contra as paixões;
e a terceira é a perfeição cristã. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas