Gaudium news > “Vocações Consagradas”, tema esquecido ou posto de lado?

“Vocações Consagradas”, tema esquecido ou posto de lado?

Bispo português aponta desafio de ver a vida vocacional noutra perspectiva, o desafio de dar o verdadeiro valor pela opção de uma vida consagrada.

Bispo português aponta desafio de ver a vida vocacional noutra perspectiva, o desafio de dar o verdadeiro valor pela opção de uma vida consagrada.

Redação (13/04/2021, 10:40, Gaudium Press) Do próximo dia 18 até o dia 25 deste mês de abril, a Igreja Católica em Portugal estará celebrando a 58ª Semana de oração pelas Vocações.

Despertar a consciência de todos para um tema esquecido: a problemática da vocação

Numa mensagem divulgada recentemente, Dom Antônio Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM), afirma:

“A realização desta semana deve servir também para despertar a consciência de todos para a problemática da vocação, dado que, por vezes fica a impressão de que é um tema esquecido ou secundarizado”.

Desenvolver uma cultura vocacional que olhe a vida na perspectiva da Vocação

O bispo de Vila Real, presidente da CEVM, defende o desenvolvimento de uma “verdadeira cultura vocacional” que ajude todos os fiéis católicos, –começando já pelos mais jovens–, “olhar a vida numa outra perspectiva, a perspectiva da vocação”.

Destacando seu pensamento, Dom Antônio Azevedo esclarece que “A esta luz, as várias escolhas que se fazem na vida não se reduzem a meras escolhas pragmáticas, nem podem esquecer que tudo constitui uma vocação”. Sem dúvida, um chamado diferente para cada um e que vem de Deus e conduz a Deus.

Preocupação e esperança: existe carência de vocações consagradas e surgem sinais de novidade

A 58ª Semana de oração pelas Vocações deverá ser concluída justamente na celebração do IV domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor.
Esta coincidência, afirma Dom Antônio, destaca “o valor e a especificidade da vocação consagrada e a sua importância para a missão da Igreja”.

O presidente da CEVM afirma que, por isso mesmo, “Olhamos com preocupação e com esperança a realidade atual em que é patente, por um lado, a carência de vocações consagradas mas em que, por outro, vão surgindo pequenos sinais de novidade”.

E isto justifica o convite de Dom Antônio para que se intensifique as orações pelas vocações consagradas.

O Senhor continua a chamar e esse chamamento é atraente e fascinante

O Bispo de Vila Real recorda em sua mensagem que na Igreja Católica, a Vida Consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida; hoje inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos, apresentando cada vocação com “com a sua especificidade e a sua riqueza próprias”.

Dom Antônio Augusto Azevedo quis ressaltar: “Estamos certos de que o Senhor continua a chamar e sabemos também que esse chamamento é atraente e fascinante”, porém, o Prelado destacou ainda, a importância de um processo de discernimento “bem acompanhado”, que possa levar a “decisões livres, corajosas e sempre sustentadas no amor e na fidelidade de Deus”.

Propostas de orações para a “58ª Semana de oração pelas Vocações”: cada dia rezar por uma vocação específica

A CEVM preparou um conjunto de propostas de orações para a 58ª Semana de oração pelas Vocações quando em cada dia se reze por uma vocação específica: matrimônio, leigos consagrados, missionários, sacerdotes e vida religiosa (ativa e contemplativa).

A iniciativa vai contar com testemunhos, nas redes sociais, sobre as várias formas de viver a própria vocação, na Igreja Católica.

São José: o sonho da Vocação

Como se recorda, em 2021 o Dia Mundial de Oração pelas Vocações será celebrado em 25 de abril, quarto domingo de Páscoa, com o tema ‘São José: o sonho da vocação’, exatamente no ano especial de São José que o Papa lhe decidiu dedicar na ocasião do 150.º aniversário da sua declaração como padroeiro da Igreja universal.

“Deus vê o coração e, em São José, reconheceu um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia. É isto mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias”, disse Francisco. (JSG)

(Foto Arquidiocese de São Paulo)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas