Gaudium news > Violência em Mianmar: mais uma igreja católica incendiada e destruída

Violência em Mianmar: mais uma igreja católica incendiada e destruída

A igreja de Nossa Senhora da Assunção em Mianmar, em Chan thar, onde vive uma comunidade católica de descendentes de portugueses, foi destruída por soldados da junta militar que governa o país asiático

 Miamar

Redação (18/01/2023 13:06, Gaudium Press) A junta militar birmanesa lançou um novo ataque contra os católicos em Mianmar, incendiando um dos lugares de culto mais antigos e importantes do país. A igreja de Nossa Senhora da Assunção, no vilarejo de Chan Thar, construída em 1894, tinha um grande valor histórico. Há relatos de que, antes de atear fogo, os soldados profanaram o lugar, bebendo e fumando em seu interior. No ano passado, a aldeia foi atacada quatro vezes pelas milícias.

A primeira presença católica na região, que se refere à diocese de Mandalay, remonta a cerca de 500 anos, e o próprio vilarejo de Chan Thar surgiu e se desenvolveu graças ao trabalho de descendentes de católicos portugueses.  O primeiro bispo birmano foi batizado na igreja de Nossa Senhora da Assunção, que também foi sede da ordenação de três arcebispos e mais de 30 sacerdotes e religiosas.

No vilarejo, a população sempre foi predominantemente católica. São cerca de 800 famílias, que sempre viveram em contato e harmonia com dois centros budistas vizinhos. Porém, desde fevereiro de 2021, quando um golpe militar derrubou o governo democrático liderado por Aung San Suu Kyi – agora na prisão – e devolveu o poder ao exército, os soldados já atacaram a área quatro vezes.

Testemunhas relatam que não houve qualquer motivo para o ataque, nenhum confronto, nenhuma provocação. Os soldados estavam estacionados em frente à igreja desde a noite de 14 de janeiro e, antes de deixar a área, incendiaram a igreja, a casa do pároco e o centenário convento das irmãs, que desmoronou depois de ser atingido pelo fogo.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas