Gaudium news > Vietnã: Diocese de Can Tho abre supermercados gratuitos para pobres e necessitados

Vietnã: Diocese de Can Tho abre supermercados gratuitos para pobres e necessitados

Uma iniciativa que vai para além da pandemia e que se encontra no centro da vocação de caridade de todo batizado e da atuação da Igreja.

Uma iniciativa que vai para além da pandemia e que se encontra no centro da vocação de caridade de todo batizado e da atuação da Igreja.

Can Tho – Vietnã (18/09/2021, 12:45, Gaudium Press)  Por todo o mundo novas ondas e surtos da pandemia da Covid-19 continuam a se multiplicar. No Vietnã, segundo procura-se informar, a pandemia não teve grande propagação. 

Números oficiais do governo indicam pouco mais de 1.500 casos positivos de coronavírus e 35 mortos pela covid-19

Com a aparência de estar gerenciando melhor a pandemia, o Vietnã ostenta um balanço que indica pouco mais de 1.500 casos positivos para o coronavírus e 35 pessoas que morreram até hoje.

A serem verdadeiramente objetivos, esses números indicam muito menos casos de vítimas da pandemia do que qualquer outro país que tenha uma população de quase 98 milhões de habitantes, como é o caso do Vietnã.

Especialistas difundem esses resultados como sendo uma verdadeira conquista do governo comunista que dirige o país através de um controle rígido de testes, um programa de quarentena e isolamento centralizado e o fechamento precoce das fronteiras.

Grande parte da população se encontra com graves dificuldades econômicas e outra parte vive uma situação desesperadora

Contudo, embora o Vietnã seja apontado como um dos países que parece ter gerenciado melhor a crise da covid-19, parte da população se encontra com graves dificuldades econômicas e muitos em uma situação desesperadora.

Por essa razão é que famílias desfavorecidas, pessoas com deficiência e órfãos afetados pelas consequências da pandemia têm uma necessidade premente de um auxílio especial que, em grande parte, estão vindo de organizações religiosas.

Essa ajuda básica e necessária vem acontecendo, por exemplo, na diocese de Can Tho – uma cidade, ao sul de Ho Chi Minh (antiga Saigon), que conta com mais de 1 milhão de habitantes. 

Uma ação católica: “Supermercados” de caridade e auxílio aos necessitados

A iniciativa diocesana teve seu início do ano quando foram abertos dois supermercados onde pobres e necessitados podem retirar gratuitamente produtos de primeira necessidade.

Para se ter uma ideia, só na comunidade de Cai Tac, há mais de 100 famílias que se abastecem no supermercado.

Existem grupos de voluntários de católicos que estão empenhados em administrar os “locais solidários”, considerado o modelo de caridade e ajuda aos necessitados mais difundido no Vietnã.

Por mês, cada beneficiário pode fazer retiradas que equivaleriam ao valor de 100 mil dongs (cerca de 3,6 euros), caso tivessem que pagar.
Os beneficiários possuem uma caderneta onde são registrados os produtos que retiram mensalmente: trata-se, principalmente, de sal, açúcar, arroz, sopa de peixe e azeite para cozinhar.

Iniciativa que está dentro da vocação de solidariedade de todo o católico e que atende a orientações caritativas da Igreja

Segundo a agência católica de notícias Asia News, o bispo da diocese de Can Tho, dom Tri Buu Thiên, explicou que as graves condições econômicas em que viviam muitos fiéis exigiam uma intervenção de solidariedade cristã: “depois de consultar os sacerdotes locais, decidimos agir, ajudando aqueles que mais precisavam”.

O prelado salientou que se trata de uma iniciativa que está dentro da vocação de solidariedade de todo o católico e que atende a orientações caritativas da Igreja
Para Dom Tri Buu Thiên, essa é uma iniciativa que segue o ensinamento do Papa Francisco sobre a “cultura do cuidado como um caminho para a paz”. (JSG)

 

(Foto Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas