Gaudium news > Vietnã: aumenta o número de divórcios, mas entre os católicos acontece o contrário

Vietnã: aumenta o número de divórcios, mas entre os católicos acontece o contrário

O número de divórcios na comunidade católica no Vietnã é significativamente mais baixo em comparação com o resto da sociedade.

Foto: Imam Fadly/ Unplash

Foto: Imam Fadly/ Unplash

Redação (16/06/2023 18:21, Gaudium Press) De acordo com a agência Fides, no Vietnã, enquanto a taxa de divórcio está aumentando, entre as comunidades católicas ocorre exatamente o contrário.

A taxa de divórcio no país asiático passou de 1% em 2009 para 1,8% em 2019.

Segundo uma pesquisa realizada pela Arquidiocese de Hanói, em 2021, com batizados de 69 paróquias, apenas 1% dos entrevistados declarou estar separado ou divorciado.

89% dos paroquianos afirmaram nunca ter traído o cônjuge e ser fiéis no casamento. 92,7% dizem viver em uma família harmoniosa e amorosa, apesar das penúrias e dificuldades. Quando a vida conjugal entra em crise, 79,6% dos paroquianos rezam a Deus em busca de ajuda, e 40,1% pedem conselhos aos padres e religiosos. Os fiéis católicos, em situações de conflito, optam em 82,3% dos casos por uma solução pacífica, atendendo às demandas do cônjuge ou dos filhos.

Tudo o que poderia ser chamado de rede católica trabalha, portanto, para superar conflitos nas famílias.

Além disso, no Vietnã, os católicos não são apenas de nome. 96% dos vietnamitas batizados assistem regularmente à missa dominical e se aproximam regularmente dos sacramentos, confirmando que uma vida estável e a prática da fé podem ser a base de uma vida matrimonial estável.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas