Gaudium news > Vestígios de igreja cristã da era bizantina são encontrados próximo ao Monte Tabor

Vestígios de igreja cristã da era bizantina são encontrados próximo ao Monte Tabor

O templo descoberto mede 12 metros de largura e 36 metros de comprimento, e está com sua decoração original parcialmente preservada.

Vestígios de igreja cristã da era bizantina são encontrados próximo ao Monte Tabor 1

Israel – Jerusalém (04/08/2020 15:00, Gaudium Press) As fundações de uma igreja bizantina de cerca de 1300 anos foram encontradas a 10 quilômetros do Monte Tabor, no povoado de Kfar Kama, na Terra Santa.

A descoberta foi possível graças ao trabalho conjunto da Autoridade Israelense de Antiguidades e do Instituto Universitário Kinneret (Kinneret Academic College).

Vestígios de igreja cristã da era bizantina são encontrados próximo ao Monte Tabor 2

Mosaicos policromados

O templo descoberto mede 12 metros de largura e 36 metros de comprimento, e é constituído por um grande pátio, um nártex (espaço reservado para catecúmenos e penitentes) e uma sala central.

A decoração dos corredores e da nave central do templo está parcialmente preservada sendo pavimentada com mosaicos policromados com motivos geométricos e padrões florais vermelhos, azuis e pretos.

Vestígios de igreja cristã da era bizantina são encontrados próximo ao Monte Tabor 3

Antiga Helenópolis?

Ainda segundo os pesquisadores, é provável que o edifício, constituído por três absides, faça parte de um complexo monástico do século VI, mesmo período de outra igreja com duas capelas encontrada na década de 1960 em uma aldeia próxima ao Monte Tabor.

Essa nova descoberta ressalta a importância do local cristão de Kfar Kama na era bizantina. Alguns arqueólogos especularam no passado que o atual centro urbano poderia ser a antiga Helenópolis, fundada pelo imperador Constantino em homenagem a sua mãe Helena.

Vestígios de igreja cristã da era bizantina são encontrados próximo ao Monte Tabor 4

Trabalhos de escavação continuarão

Ao longo das escavações também foram encontrados vários objetos que provavelmente estiveram no interior do templo, dentre eles um relicário vazio de particular valor constituído por uma caixa de pedra.

Os pesquisadores pretendem continuar com os trabalhos de escavação até que se encontre toda a estrutura do templo, uma vez que uma sonda de radar revelou que há mais zonas a serem escavadas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas