Gaudium news > Venezuela: Bispo católico insultado pelo regime de Maduro

Venezuela: Bispo católico insultado pelo regime de Maduro

O clero de Barquisimeto faz uma declaração em defesa de seu pastor, ressaltando que os funcionários públicos devem deixar “a arrogância de lado”.

Foto: ACN

Foto: ACN

Redação (23/01/2023 15:47, Gaudium Press) A Agência Católica de Notícias relata os insultos e maldições proferidas por Diosdado Cabello, o ‘homem forte’ do regime de Maduro, contra o bispo de San Felipe e administrador apostólico da Arquidiocese de Barquisimeto, Dom Víctor Hugo Basabe, que, em sua homilia na festa da Divina Pastora, denunciou a grave situação econômica do país e pediu o fim da “falsa bolha econômica”.

Além dos insultos, Cabello afirmou que a homilia de Dom Basabe havia sido um discurso político “baixo e mal-intencionado” e também estendeu seus impropérios à Conferência Episcopal, dizendo que “não se salva nenhum membro do episcopado, todos são exatamente iguais”, pois aproveitam seus espaços para fazer política. Ele falou das “intenções mesquinhas daqueles que dirigem o partido da Conferência Episcopal”.

Os sacerdotes da diocese de Barquisimeto, mais de 90, saíram em defesa de seu bispo num comunicado, afirmando que “a nossa condição de pastores não nos separa nem nos isenta da nossa realidade de cidadãos, conscientes da situação que vive o nosso povo”.

Por isso, “reconhecemos o direito livre, democrático e constitucional do nosso pastor, como cidadão livre, de manifestar as suas opiniões sobre a realidade do país, cuja situação é claramente inegável”.

Os sacerdotes aproveitaram para convidar os funcionários públicos a “deixarem o orgulho de lado e terem a humildade de ouvir, refletir e participar na busca de melhores condições para todos os cidadãos”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas