Gaudium news > Vaticano transmitirá as celebrações da Semana Santa na língua dos sinais

Vaticano transmitirá as celebrações da Semana Santa na língua dos sinais

A tradução para a Língua dos sinais foi oferecida pelo Vaticano pela primeira vez no dia 27 de março de 2020.

Vaticano transmitira as celebracoes da Semana Santa na lingua dos sinais

Cidade do Vaticano (01/04/2021 15:23, Gaudium Press) As celebrações do Tríduo Pascal presididas pelo Papa Francisco durante a Semana Santa deste ano de 2021 serão transmitidas ao vivo na língua dos sinais.

A tradução simultânea para a Língua Italiana de Sinais (LIS) será feita pela religiosa franciscana alcantarina, Verónica Donatello, responsável pelo Serviço Nacional da Conferência Episcopal Italiana (CEI) para o cuidado pastoral das pessoas com deficiência.

Tradução para a Língua dos sinais oferecida pelo Vaticano

O canal no YouTube foi criado em 2020 pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano. A intenção inicial era permitir que pessoas com deficiência auditiva pudessem acompanhar o Tríduo Pascal. Entretanto, o serviço foi oferecido novamente na Missa de Natal, na Mensagem de Natal e na Bênção Urbi et Orbi.

A tradução para a Língua dos sinais foi oferecida pelo Vaticano pela primeira vez no dia 27 de março de 2020. Na ocasião foi transmitido o histórico momento em que o Papa Francisco rezou diante de uma Praça de São Pedro vazia e concedeu a Bênção Urbi et Orbi.

Projeto “Ninguém Excluído”

O Dicastério para a Comunicação da Santa Sé lançará, a partir do Domingo de Páscoa, 4 de abril, o projeto “Ninguém Excluído”, que consistirá na transmissão ao vivo das catequeses das Audiências Gerais e dos ngelus ou Regina Coeli através do canal do YouTube do Vatican News.

A iniciativa, que começará com a transmissão da Mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, terá duração inicial de um ano, na esperança de ser renovada e se tornar um serviço comum em várias línguas.

Aplicativo para pessoas com deficiências sensoriais

Nos próximos meses, o Vaticano também disponibilizará um aplicativo acessível para que pessoas com deficiências sensoriais aproveitem os conteúdos dos meios de comunicação do Vaticano de forma integrada, com atenção especial às pessoas com deficiências visuais e cegas, assim como com deficiências de comunicação.

A Irmã Verônica Donatello, responsável pelo Serviço Nacional da Conferência Episcopal Italiana para a Pastoral das Pessoas com Deficiência, será quem coordenará o serviço de tradução na Língua de Sinais.

Mensagem para o Dia Internacional das pessoas com deficiência 2020

Em sua Mensagem para o Dia Internacional das pessoas com deficiência 2020, o Papa Francisco ressaltou a importância de oferecer instrumentos adequados e acessíveis para a transmissão da Fé.

Além disso, o pontífice exortou para que se coloque à disposição “dos que necessitam, enquanto seja possível gratuitamente, inclusive através das novas tecnologias, que demonstraram ser tão importantes para todos neste período de pandemia”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas