Gaudium news > Vaticano sem árvore de Natal?

Vaticano sem árvore de Natal?

Por enquanto, o Vaticano ainda não tem uma árvore de Natal, pois o pinheiro que estava destinado a enfeitar a Praça de São Pedro vai continuar com suas raízes bem plantadas na terra…

Vaticano divulga o calendario de celebracoes natalinas do Papa Francisco 2

Redação (15/11/2022 15:10, Gaudium Press) A mídia italiana revelou nesta terça-feira, 15 de novembro, que o corte da árvore de Natal que estava destinada a enfeitar a praça de São Pedro foi interrompido.

No último dia 28 de outubro, o Vaticano anunciou oficialmente que um pinheiro de Natal de 30 metros de altura seria instalado na Praça São Pedro, durante as festividades natalinas. O comunicado detalhou que a árvore era proveniente da região italiana dos Abruzos.

O pinheiro deste ano foi ofertado pelo povoado italiano de Rosetto, na região dos Abruzos, que conta com 182 habitantes. O pinheiro foi prometido ao Papa em 2020.

Porém, o corte do pinheiro da espécie Pinus strobus (Pinheiro branco) foi interrompido, na última segunda-feira, 14 de novembro. A razão é porque a árvore, que está na fronteira entre as duas regiões, não pertence aos Abruzos.

Arvore de Natal chega na Praca de Sao Pedro

Fronteira entre regiões

Segundo o fotógrafo da natureza Dario Rapino, a árvore secular, de espécie protegida, pertence à região de Moselli. Ainda em 2020, Rapino escreveu uma carta ao Papa explicando que a árvore pertencia a uma reserva florestal.

O fotógrafo argumentou com base na encíclica Laudato Sí pedindo que a árvore, um exemplar protegido e secular, fosse preservada.

Mesmo sem resposta à carta de Dario Rapino, o debate sobre a árvore continuou nas instâncias regionais até a interrupção do corte. Os povoados italianos de Rosello e de Agnone já teriam renunciado a continuar com o corte da árvore.

Por enquanto, a Praça de São Pedro está sem árvore de Natal… o pinheiro para enfeitar o Vaticano poderia vir provavelmente de Palena, cidade dos Abruzos italianos. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas