Gaudium news > Vaticano publica documentos sobre Pio XII e o judeus

Vaticano publica documentos sobre Pio XII e o judeus

O Vaticano anunciou a divulgação online de documentos que datam da Segunda Guerra mundial e descrevem a relação entre os judeus e as ajudas e esforços do Papa Pio XII para salvá-los da perseguição

Para os judeus ficava claro que Pio XII estava do lado deles, que o Papa e seus colaboradores fariam tudo ao seu alcance para salvá-los.

Redação (24/06/2022 08:30, Gaudium Press) O Papa Francisco ordenou a publicação on-line de arquivos do Vaticano sobre o Papa Pio XII e a ajuda que este Pontífice deus aos judeus, durante a Segunda Guerra mundial.

O anúncio foi feito pela Sala de imprensa do Vaticano através de uma nota em italiano, inglês e hebreu, visto que o teor dos documentos está estritamente relacionado com o povo judeu.

O patrimônio constitui a série “Judeus” do Arquivo Histórico da Secretaria de Estado – Sessão para o Relatório com os Estados e as Organizações Internacionais (ASRS em italiano) e é composta de 170 volumes, equivalentes a cerca de 40 mil arquivos digitais.

A partir de agora os arquivos ficam disponíveis de maneira online no site do Arquivo Histórico da Secretaria de Estado. Até o momento 70% dos documentos já estão digitalizados e acessíveis a todos. O restante dos documentos serão brevemente postos também à disposição do público de maneira digital.

A Secretária de Estado recebeu mais de 2700 pedidos de ajuda durante a perseguição nazista contra os judeus. Graças a ajuda de Pio XII, 800 mil judeus e perseguidos foram salvos da morte. Mesmo assim, o Pontífice Pio XII ainda é criticado por não ter defendido os judeus durante a Segunda Guerra. 

A este propósito, o Papa Francisco lembrou, em entrevista para o jornal La Vanguardia, que “encima do pobre Pio XII foi lançado de tudo. Devemos lembrar que antes porém ele era visto como o grande defensor dos judeus. Ele escondeu muitos nos conventos de Roma e outras cidades italianas, e também na residência de verão de Castel Gandolfo”, declarou o Papa Francisco.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas