Gaudium news > Vaticano: Inauguração do presépio e árvore de Natal

Vaticano: Inauguração do presépio e árvore de Natal

Em uma cerimônia solene, foram acesas as luzes do presépio e da árvore de Natal na Praça de São Pedro.

Foto: Vatican news

Foto: Vatican news

Redação (10/12/2023 11:28, Gaudium Press) No final da tarde deste sábado, 9 de dezembro, em uma cerimônia, na Praça São Pedro, com a participação de autoridades eclesiásticas e civis, foram inaugurados os dois símbolos natalinos por excelência: o presépio e a árvore de Natal.

A tradicional cerimônia foi presidida pelo Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Governadoria do Estado da Cidade do Vaticano. Estavam presentes também a Irmã Raffaella Petrini, Secretária-Geral da Governadoria, delegações oficiais dos locais de origem do presépio e da árvore, vindas respectivamente do Vale de Santa Redetina, na diocese de Rieti, no Lácio, e de Macra, na diocese de Saluzzo, no Piemonte, que haviam sido recebidas em audiência pelo Papa Francisco, pela manhã.

Ao abrir a cerimônia, o Cardeal Fernando Vérgez Alzaga sublinhou que estava celebrando “um duplo aniversário: os 800 anos da primeira representação do presépio em Greccio e os 800 anos da aprovação da Regra de São Francisco”, por isso, “não podia faltar um presépio que veio daquela terra, enquanto a árvore mostra toda a beleza da natureza e a riqueza das tradições do território de onde provém”.

O cardeal explicou que “esta noite, como os pastores de Greccio, somos os protagonistas do presépio e, como eles, nos aproximamos para venerar o Menino com admiração; somos os pastores que partem para o caminho e somos os pastores chamados a anunciar Jesus aos irmãos”

“Espero que esta grande árvore de Natal com suas muitas luzes possa também trazer um pouco de luz para o mundo, para as famílias, para as cidades, e especialmente para todos os países atormentados pela guerra”, sublinhou o bispo de Saluzzo, dom Cristiano Bodo, da região de origem do pinheiro de 27 metros de altura.

Anteriormente, em seu discurso às delegações de dois municípios de Rieti e Macra, o Papa Francisco havia ressaltado que “estamos a reviver o que aconteceu em Belém há mais de dois mil anos”, e que o presépio deve resgatar em nós a nostalgia do silêncio e da oração.

“Silêncio para poder ouvir o que Jesus nos diz a partir daquela ‘cátedra’ singular que é a manjedoura. Oração para expressar a maravilha, a ternura e talvez as lágrimas que a cena da Natividade suscita em nós.”

O presépio e a árvore de Natal ficarão expostos ao público até o final do período de Natal, que coincide com a Festa do Batismo do Senhor, no domingo, 7 de janeiro de 2024.

Com informações Vatican News.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas