Gaudium news > Vaticano envia comissão diplomática ao Vietnã

Vaticano envia comissão diplomática ao Vietnã

Uma delegação de membros do Vaticano viajou até o Vietnã para reforçar laços diplomáticos com o país asiático

Igreja no Vietna ordena 38 novos sacerdotes missionarios

Redação (22/04/2022 03:40, Gaudium Press), Mons. Miroslaw Wacho, subsecretário do Vaticano para a relação com os estados, viajou para o Vietnã acompanhado de outras duas autoridades eclesiásticas: Mons.  Francis Cao Minh Dung, vietnamita e o padre coreano Han Hyun-taek.

A delegação do Vaticano chegou no dia 20 de abril ao Vietnã e ficará durante 7 dias a fim de reforçar os laços diplomáticos entre o país e a Santa Sé.

Os delegados do Vaticano foram recebidos pelo Arcebispo Marek Zalewski, de Cingapura e representante não-residente do Vaticano junto ao Vietnã, pelo Arcebispo Joseph Vu Van Thien, de Hanoi, por alguns sacerdotes e por funcionários do ministério das relações exteriores e de assuntos religiosos.

Calendario de celebracoes Pontificias e divulgado pelo Vaticano

O chefe de gabinete da Conferência Episcopal Católica do Vietnã, Pe. Joseph Dao Nguyen Vu explicou que a comissão do Vaticano participará da reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Vietnã-Santa Sé.

O encontro vai durar dois dias, tendo iniciado ontem 21 de abril. Esta é a nona reunião do ciclo de trabalho que busca, entre outros objetivos, discutir uma maneira de estabelecer um representante permanente da Santa Sé no país.

Os enviados do Vaticano também vão celebrar uma Missa na catedral de Hanói no sábado, dia 23 de abril, e participar da reunião com os Bispos do país, além de visitar locais e institutos religiosos durante a estadia.

Além da reunião do grupo de trabalho conjunto, os delegados do Vaticano visitaram ainda na quinta-feira, 21 de abril, o primeiro-ministro Pham Minh Chinh.

vietnam vatican

O vice-ministro do Interior Vu Chiên Thang (à direita) e o subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados, o arcebispo Mirosław Stanisław Wachowski, em Hanói, em 21 de abril. Foto: VNA

Durante o encontro, o primeiro-ministro explicou e assegurou ao subsecretário do Vaticano que todos os cidadãos do país têm liberdade para praticar a religião que professam e agradeceu os esforços e ajuda das instituições religiosas durante a epidemia.

Mons. Miroslaw Wacho reforçou dizendo que sua missão é tentar aumentar os laços diplomáticos entre a Santa Sé e o Vietnã, sobretudo com a presença permanente de um representante do Papa no país.

Também estão previstas visitas  ao Ministério do Interior e ao Comitê Governamental para os Assuntos Religiosos.

Os dois países, o Vaticano e o Vietnã, romperam relações diplomáticas em 1976 quando o enviado da Santa Sé foi expulso do país pelo governo comunista que assumiu o poder no sul do Vietnã. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas