Gaudium news > Vaticano emite selos comemorativos pelo Ano Inaciano

Vaticano emite selos comemorativos pelo Ano Inaciano

O selo apresenta uma ilustração, realizada pelo pintor de Málaga Raúl Berzosa, representando o momento da aparição de São Pedro a Santo Inácio de Loyola.

Vaticano emite selos comemorativos pelo Ano Inaciano 1

Cidade do Vaticano (25/05/2021 16:27, Gaudium Press) Por ocasião do quinto centenário da conversão de Santo Inácio de Loyola, o Serviço de Correios e Filatelia da Cidade do Vaticano emitiu um selo e um carimbo celebrativos.

Selo comemorativo do Ano Inaciano

O selo, emitido com o valor facial de 1,15 € e uma tiragem de 102 mil unidades, apresenta uma ilustração, realizada pelo pintor de Málaga Raúl Berzosa, representando o momento da aparição de São Pedro a Santo Inácio. O centro da pintura é destacado pelo Santíssimo Nome de Jesus, o logotipo dos Jesuítas.

Vaticano emite selos comemorativos pelo Ano Inaciano 2

Do lado esquerdo da pintura é possível ver o apóstolo São Pedro com uma de suas mãos no centro do anagrama e com as chaves do reino dos céus no cinto. À direita está o fundador dos jesuítas que, convalescente, se dedica à leitura. Diante de sua perna imobilizada, vê-se a armadura de quem deixa as façanhas do mundo para se dedicar à pregação do Evangelho. O carimbo, que reproduz a mesma aparição, tem formato circular.

Conversão de Santo Inácio de Loyola

O Ano Inaciano, recorda um acontecimento que marcou a vida de Santo Inácio. Após o cerco de Pamplona, ​​ele foi levado para sua cidade natal para tratar um ferimento na perna. Durante a convalescença, ele pediu alguns livros para ler. As únicas obras disponíveis eram “A vida de Cristo” e a “Legenda Dourada”, que narra a vida dos Santos. Fascinado pelas histórias dos Santos e pela figura de Cristo, Inácio inicia aí sua conversão.

Santo Inacio de Loyola conversao

Jubileu inaciano

Seguindo o lema “Ver novas todas as coisas em Cristo”, o Ano Inaciano foi iniciado no dia 20 de maio de 2021 e seguirá com uma programação repleta de celebrações que terão o seu ápice no dia 31 de julho de 2022, aniversário da morte do fundador.

Segundo o Padre Arturo Sosa, celebrar o Ano Inaciano “é uma boa oportunidade para dar a conhecer a nossa raiz espiritual, essa fonte espiritual que nos alimenta e nutre de tantas maneiras e lugares diferentes. Aprofundar e renovar nossa própria liberdade interior e energia nos abre para novas e enriquecedoras perspectivas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas