Gaudium news > Vaticano divulga programação do Dia Mundial dos Avós

Vaticano divulga programação do Dia Mundial dos Avós

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi criado pelo Papa Francisco no ano de 2021 para que fosse celebrado anualmente no quarto domingo do mês de julho.

Vaticano divulga programacao do Dia Mundial dos Avos

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (14/07/2022 16:37, Gaudium Press) No próximo dia 24 de julho, a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. O evento deste ano, que está em sua segunda edição, terá por tema “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15).

O Papa Francisco, que neste dia iniciará sua viagem ao Canadá, delegou o Cardeal Angelo De Donatis para presidir a celebração eucarística na Basílica de São Pedro às 10h (horário local). As Dioceses do mundo inteiro são convidadas a celebrar uma liturgia dedicada aos idosos.

Indulgência Plenária

No site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é possível acessar um material com indicações e sugestões pastorais e litúrgicas para viver essa data. Dentre as recomendações estão celebrações eucarísticas e visita aos idosos, sobretudo os que vivem sozinhos.

Os fiéis que, perto do dia 24 de julho, realizarem uma visita aos idosos ou os acompanharem, receberão uma indulgência plenária. “A visita aos idosos abandonados é uma obra de misericórdia do nosso tempo”, afirmou o Papa Francisco.

Mensagem do Cardeal De Donatis

Através de uma mensagem escrita aos párocos da diocese e a todas as pessoas de idade avançada que moram em Roma, o Cardeal De Donatis convidou os católicos a “pensar em um momento simples e significativo para os idosos”

“Exorto vocês a visitar os idosos em casa ou nas casas de repouso. Esses simples gestos de atenção, realizados com amor e caridade pastoral, dão coragem e luz a tantas pessoas sozinhas”, convidou.

Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi criado pelo Papa Francisco no ano de 2021 para que fosse celebrado anualmente, sempre no quarto domingo de julho, próximo da festividade de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus.

Segundo o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, “com o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, o Santo Padre nos convida a tomar consciência da importância dos idosos na vida da sociedade e das nossas comunidades e a fazê-lo, não de modo pontual, mas estrutural”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas