Gaudium news > Vaticano autoriza abertura de processo de beatificação do Padre Cícero

Vaticano autoriza abertura de processo de beatificação do Padre Cícero

A diocese de Crato, no Ceará, anunciou que o Vaticano autorizou o processo de beatificação do Padre Cícero

360px PadreCicero1

Redação (20/08/2022 12:10, Gaudium Press) A diocese de Crato anunciou que o Vaticano autorizou a abertura do processo de beatificação do padre Cícero.

Apesar de ser conhecido popularmente como ‘santo’, padre Cícero não é oficialmente reconhecido como tal pela Igreja Católica. A autorização abre caminho para o reconhecimento oficial.

Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo de Crato, no Ceará, anunciou que Padre Cícero, conhecido popularmente como santo, teve o processo de beatificação autorizado pela Santa Sé de Roma.

O anunciou do Bispo aconteceu na manhã deste 20 de agosto, durante uma Missa em Juazeiro do Norte (CE).

Em suas palavras, o Bispo afirmou que uma carta datada de 24 de junho de 2022 autorizou a abertura do processo de padre Cícero:

Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista que, a partir de agora, receberá o título de servo de Deus”, explicou o Bispo. A autorização do Vaticano acontece após a reconciliação do Vaticano com padre Cícero.

Controvérsia e rompimento com o Vaticano

De fato, o rompimento aconteceu por causa do conhecido “milagre da hóstia”. Segundo os populares, uma hóstia entregue pelo padre Cícero a uma fiel transformou-se em sangue.

O fato teria acontecido várias vezes durante dois anos seguidos. Na época, os fatos foram apurados pelo Bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira.

O bispo considerou que o “milagre” era na verdade uma fraude e suspendeu o padre das funções sacerdotais.

O Vaticano também considerou que não se tratava de um milagre autêntico, mas sim de uma interpretação equivocada do sacerdote que morreu rompido com a Santa Sé, em 1934.

Além disso, o padre Cícero foi fazendeiro, político e o primeiro prefeito da cidade de Juazeiro do Norte. O envolvimento do sacerdote com a política nunca foi bem visto pelo clero brasileiro.

O pedido do processo de beatificação

Em 2015, o pedido de Dom Fernando Panico para a reconciliação de padre Cícero com a Igreja Católica foi atendido pelo Vaticano. Desde então, não havia mais impedimentos para a abertura do processo de beatificação.

Foi o próprio Dom Magnus Henrique Lopes quem pediu ao Papa Francisco a autorização para o processo, em carta entregue durante uma visita ao Vaticano, em maio de 2022.

“Recorremos a vossa solicitude de pastor universal da santa igreja para pedir especial clemência para com este sacerdote católico, amado, exonerado. Esperamos que Vossa Santidade, na hora oportuna, examine, com o coração de pai e como sucessor de Pedro, este pedido ora formulado, cuja resposta é um anseio nosso e dos milhões de devotos do padre Cícero”, explica a carta entregue ao Papa Francisco.

Conhecido “santo popular”

O padre Cícero nasceu em 1844, em Crato, e faleceu em 1934, em Juazeiro do Norte. O sacerdote foi considerado como “santo” ainda em vida pela população que lhe atribui graças e milagres.

Até hoje milhares de pessoas fazem romarias até a cidade de Juazeiro do Norte em homenagem ao padre Cícero.

Com a autorização do Vaticano, o padre Cícero recebe o título de “servo de Deus”. Agora o Vaticano vai estudar em detalhes a vida do padre Cícero e dar continuidade ao processo rumo à beatificação. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas