Gaudium news > Vaticano anuncia tema para 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Vaticano anuncia tema para 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais

“Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate” é o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023, anunciou ontem a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Foto: Vatican News

Foto: Vatican News

Redação (30/09/2022 11:53, Gaudium Press) O tema, que complementa o de 2022 – “Escutar com o ouvido do coração” – pretende conduzir a Igreja à celebração do Sínodo em outubro de 2023.

Falar com o coração, segundo o comunicado, significa dar “uma razão para sua esperança” e, fazê-lo com gentileza, “usando o dom da comunicação como ponte e não como muro”.

É um convite para ir contra a corrente em um momento caracterizado pela polarização e debates acalorados que exacerbam os ânimos – mesmo na vida eclesial.

Falar a verdade com um estilo de misericórdia

O tema convida ainda todos a não “temer declarar a verdade às vezes incômoda que encontra seu fundamento no Evangelho”.

Este anúncio, no entanto, não deve ser separado de “um estilo de misericórdia, de participação sincera nas alegrias e sofrimentos dos homens do nosso tempo”, como mostra o diálogo entre o viajante misterioso e os discípulos de Emaús na Bíblia.

Comunicação não hostil

No contexto dramático de conflitos em diferentes regiões do globo, o tema afirma a importância da comunicação não hostil.

Assim, promove-se, “uma comunicação aberta ao diálogo com o outro, que favorece o “desarmamento integral”, que se esforça para desmantelar a “psicose da guerra” que se aninha em nossos corações”, como exortou profeticamente São João XXIII há sessenta anos, na Pacem in Terris.

Desse modo, todos, e em particular aqueles que trabalham no campo da comunicação, são chamados a exercer a sua profissão “como missão de construir um futuro mais justo, mais fraterno e mais humano”.

Foto: Vatican Media

Foto: Vatican Media

Nomeações

O Papa Francisco nomeou ontem para o Dicastério para as Comunicações dois novos membros, o bispo brasileiro, Monsenhor Valdir José de Castro, S.S.P., da Diocese de Campo Limpo, ex-superior geral da Sociedade de São Paulo, e Dom Ivan Maffeis, arcebispo de Perugia-Città delle Pieve (Itália), e 10 novos consultores.

Com informações Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas